sábado, 3 de março de 2012

Notícias pra que?

Dalmo Oliveira

Mais do que o modo como as notícias agora podem ser distribuídas, mais do que a magnífica estrutura das plataformas que as sustentam, o que nos interessa, de fato, é a utilidade pública das notícias que possam ser dadas no jornalismo atual. Afinal de contas, para que servem as notícias hoje em dia?
Para nós, existem vários tipos de notícias e vários interesses por detrás delas. Nos interessa sobremaneira as notícias dos fatos que nos cercam, começando pelo que ocorre nas nossas comunidades, na nossa cidade. Nesse sentido, a notícia que pretendemos veicular aqui no DIRETO DO SANHAUÁ é, antes de mais nada, uma notícia comunitária.
Queremos dar notícias que ajudem as pessoas a fazer boas escolhas. Notícias que nos ajudem a refletir sobre os fatos. Daremos notícias de fatos que importam aos grupos sociais que não têm espaço na imprensa convencional. Notícias dos/para os excluídos do noticiário regido pelas empresas midiáticas.
Noticiário alternativo cobrindo o dia-a-dia dos trabalhadores, dos estudantes, dos agricultores, dos artistas populares, dos sindicatos, das organizações não-governamentais, dos fóruns sociais. A partir das pautas descartadas pelos grandes veículos de comunicação midiática.
Notícia para quê? Para o empoderamento dos setores marginalizados e criminalizados da sociedade. Notícia dos que realizam as coisas sem o apoio oficial, governamental ou empresarial. Notícia para conquista de cidadania, de dignidade humana. Notícia promotora da ética humana, da solidariedade entres as pessoas, da paz social, da tolerância cultural e religiosa. É esse tipo de notícia que gostaríamos de produzir/distribuir sempre.
LEIA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário