sexta-feira, 30 de março de 2012

Padre Bosco é meu leitor


A Toca do Leão teve a honra de saber que o Monsenhor Bosco, de Araçagi, é leitor deste espaço cibernético. Não espalhem por aí, mas é verdade. Aliás, até o poeta Maciel Caju foi visto dando uma olhadinha na Toca. Apesar de estar disfarçado, de chapéu e óculos escuros, foi reconhecido pela sua inconfundível língua de trapo.

Mas voltemos ao Monsenhor Bosco, filho de Cacimba de Dentro, um brejeiro com uma característica universal dos verdadeiros homens de Deus: o amor desinteressado pelo seu semelhante. Agora mesmo o Monsenhor Bosco está construindo com a comunidade de Araçagi um relatório sobre a situação da saúde, sobretudo na zona rural.  Com esse diagnóstico, espera-se um conjunto de medidas para melhorar a saúde dos pobres naquela terra.

Eu alimento uma murcha esperançazinha de um dia ter fé, não a fé comum do cabra que vai ao terço dos homens, mas uma crença tão forte no Deus libertador e Pai dos viventes a ponto de enfrentar problemas morais quando tivesse que  assassinar um inseto, no melhor estilo ético budista. Enquanto não vem a conversão, é uma satisfação enorme saber que tem pessoas como o Padre Bosco que se preocupam com seu irmão, que não usam a religião apenas para sua vaidade pessoal e interesses materiais.

Vou fazer uma promessa ao Santo Expedito, meu santo de devoção, para que Itabaiana venha a ter o privilégio de receber como vigário o Monsenhor Bosco e como promotor de Justiça o Dr. Marinho Mendes, hoje atanazando (ou será atazanando?) a vida dos salafrários na cidade de Jacaraú. Com essas duas figuras, Itabaiana do Norte certamente tomaria outro rumo. O Monsenhor Bosco denunciou recentemente uma safadeza grossa em Araçagi: comerciantes estariam se apropriando dos cartões e senhas bancárias dos idosos e do pessoal do Bolsa Família.

Sobre Marinho Mendes, publicou um blog da região: “De comportamento excêntrico e fora do padrão ao qual os membros do Ministério Público estão habituados, o promotor de justiça Marinho Mendes Machado resolveu inovar mais uma vez. Há poucos dias, quem andava pelas ruas da cidade de Jacaraú se espantava com o que via: o promotor dirigindo um trator da coleta de lixo. Segundo Marinho Mendes, a performance teve a intenção de despertar a população para o vital trabalho realizado pelos garis e a necessidade de se manter a cidade limpa.

Venha de lá um abraço, padre Bosco!

Um comentário:

  1. Oi Fábio: "A Fé é um tesouro de almas eleitas"(JAA). Quando menos você esperar a teologal se manifestará, em sua vida, sob o aspecto religioso. De qualquer forma vocês se encontrarão. Suas irmãs - Esperança e Caridade - são de sua convivência, numa familiaridade abençoada, quando alumia a vida dos que carecem de luz: as crianças pobres de Itabaiana. Você crer nelas, dai seu esforço em ajudá-las, através da arte e na proteção aos infantes está a sua fé. Carinhosamente Lourdinha

    ResponderExcluir