sábado, 17 de março de 2012

CORREDOR DO LIVRO



"A literatura é um dos direitos humanos." (Antônio Cândido)

No dia 15 de março foi lançado o projeto “Corredor da leitura”, no corredor da Secretaria de Desenvolvimento Social - SEDES, localizada no Centro Administrativo Municipal de João Pessoa. A estrutura do projeto consiste em uma estante feita pela Escola de Marcenaria da SEDES, com livros e revistas disponíveis aos interessados. Ou seja: zilhões de vontades e custo zero. Os livros e as revistas foram doados e estarão disponíveis sem qualquer tipo de controle de empréstimo ou resgate. Na verdade, vamos trabalhar com a idéia da circulação da leitura de forma livre e espontânea, sem qualquer tipo de novo investimento, porque partimos do princípio do aproveitamento máximo do que já existe e da livre concorrência da leitura com o pó e o ácaro. Vamos incentivar a leitura e a livre circulação de livros entre trabalhadores e trabalhadoras da Prefeitura de João Pessoa, bem como entre os usuários e visitantes da SEDES. Da mesma forma que as pessoas poderão depositar um bom livro, uma revista interessante, poderão também levar para casa para dedicar algum momento do seu dia ao prazer da leitura. Portanto, seremos regidos pela falta de regras, de métodos e leis que não sejam o bom senso, a educação, a convivência saudável e o prazer do conhecimento.

LEITURA COMO ESTRATÉGIA CIDADÃ

O Corredor da Leitura, no entanto, como todo "grande projetinho", não pretende aglutinar interesses, mas semear e regar boas idéias. É um projeto de bisbilhotecas e não de bibliotecas. Mesmo assim, o projeto estará naturalmente conectado com as bibliotecas comunitárias (ou não), a exemplo da do CONCEPOPS, a Antônio Soares de Lima , da comunidade Tito Silva, a Cactus de Mandacaru e outras. Também com duas bibliotecas que estaremos inaugurando na SEDES nos próximos tempos, uma no Centro de Formação Margarida Pereira da Silva e outra no Centro Intergeracional Sinhá Bandeira. A idéia é disseminar e confluir, articular e incentivar a leitura como estratégia cidadã de sobrevivência neste mundo onde a barbárie avança e onde em muitos lugares, a ignorância impera. Portanto, não se trata de um evento ou da inauguração de novas unidades de leitura. Estaremos redescobrindo caminhos, unindo consciências pra um trabalho coletivo, humano, cidadão e engajado no desenvolvimento das consciências. A liberdade de pensamento e de escolha em substituição ao coronelismo intelectual que ainda domina nosso país. A humanidade em substituição ao academicismo glacial... tudo ao alcance da mão. Inclusive e principalmente, a nossa história.

Resistir sempre! Desistir nunca! Apareça... ajude a divulgar. Não se trata de um projeto institucional, mas com apoio institucional, com asas pra voar mais alto e longe. Que nunca nos seja negado o direito de sonhar e realizar sonhos coletivos!

Lau Siqueira


Nenhum comentário:

Postar um comentário