sexta-feira, 9 de março de 2012

Cordel do templo do saber



Eu não nego que escrevi umas sextilhas elogiando o Sebo Cultural para tentar arrumar uns créditos em livros na livraria de Heriberto Coelho, o Sebo Cultural. Minha ação bajulatória foi bem recebida pelo dono do maior sebo cultural do Nordeste, tanto que ele mandou imprimir o livreto, o qual será lançado no Café Cultural do próprio Sebo em data a ser marcada.

O cordel cita as mais creditadas fontes, intelectuais e artistas paraibanos que dão seu testemunho da importância do Sebo Cultural para a cultura paraibana. Limitei-me a reproduzir o que disseram os escritores Clovis Moura, Edilberto Coutinho, José Octávio de Arruda Melo, Agassiz de Almeida, Wellington Moura, Neide Medeiros, Carlos Alberto Jales, Gonzaga Rodrigues, Ascendino Leite e Antonio Houaiss, entre outros intelectuais que louvaram a livraria do Heriberto.

O grande poeta Otacílio Batista assim resumiu sua impressão a respeito do Sebo Cultural:

“Um Sebo que não tem carne
mas tem sabor e cultura.
Dá apoio a este livro
que com o povo se mistura.
Pois no Sebo Cultural
a ignorância se cura.”

Ao final, não sei se o cordel ficou bem feito. Não sou bom juiz de mim mesmo. Quem quiser conhecer o trabalho, dê-me a honra de ler no endereço abaixo:


É como diz o poeta Anízio:

Cordel todo mundo faz
Mas tudo precisa jeito
Tem que fazer bem rimado
Metrificado e perfeito
E descrever a história
Se tem derrota ou vitória
Para o leitor ter proveito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário