quinta-feira, 8 de março de 2012

No Dia Internacional da Mulher, Ameba não manda flores




Eu creio que as damas, belas e amáveis leitoras da Toca do Leão, sabem que hoje é o Dia Internacional da Mulher. As simples e singelas moças do Baleado ou de Riachão, de Maracaípe e de Guarita, essas talvez não tenham conhecimento da homenagem que a Organização das Nações Unidas faz neste dia ao antigamente chamado sexo frágil. Trata-se de um privilégio das mulheres, porque o homem não tem dia nenhum.

Portanto, registro aqui o dia dessas fidalgas criaturas, sem lançar mão da cortante e destruidora arma do sarcasmo. Fosse eu um canalha chamado Ameba, partiria sem demora para a provocação. Diria, por exemplo, que, ao contrário do que se anuncia aos quatro cantos e oito ventos, não é a mulher tão oprimida pelo homem. O contrário é que é verdadeiro. Querendo reabilitar a honra do homem, tão atacada nesses tempos femininos, o reles e abjeto Ameba garante: estudos mostram que homens e mulheres se agridem em proporções iguais, ou a mulher pode chegar a cometer o maior número de agressões num relacionamento. Uma pesquisa feita pela Unidade de Estudos de Álcool e Outras Drogas (Uniad) da Unifesp, com apoio da Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), concluiu: “As mulheres brasileiras são mais violentas do que os homens durante as brigas de casal. A porcentagem de mulheres que agridem os parceiros é de 14,6%, enquanto o relato de homens que batem no sexo oposto é de 10,7%”. Esta pesquisa mostra ainda, assim como muitas outras, que as mulheres tendem a cometer a maior parte de agressões leves e a atirar objetos nos seus parceiros.

Sei que vou receber muitas críticas das minhas amigas feministas, mas forçoso é reconhecer que a mulher é quem comete mais violência psicológica contra o homem. Ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir, principalmente em relação a bares e similares, a maioria dos homens é vítima de toda essa coação. Sonsinho, namorado e escravo de Madame Preciosa, que o diga.

6 comentários:

  1. Fabio
    Sinto muito, mas não concordo com você mulheres e homens são criaturas humanas sujeitas a virtudes e defeitos não se pode julgar as mulheres por este prisma de domadoras.Elas merecem sim ,esta homenagem pelo seu dia como mães,esposas abnegada,mulheres que trabalham para seu sustento edos filhos, pelo engrandecimento da humanidade etc.etc.
    Aproveitando quero enviar minha homenagem a todas as mulheres que fazem a Cantiga de Ninar
    ATENCIOSAMENTE
    Luiza Pedrosa

    ResponderExcluir
  2. Discordo completamente dessa estatística. Quando algumas mulheres se voltam contra os homens, estão reagindo, se defendendo. Para tanto, usam as armas de que dispõem na hora. Ao invés do embate, melhor seria mandá-los "catar coquinho", ou seja, o afastamento definitivo. Aliás, é bom que se diga que a violência contra a mulher vai muito além da agressão física - é aquela situação contínua de falta de respeito, atenção e outras coisitas mais. Existem mulheres irascíveis e homens que sabem reconhecer o valor das mulheres, sim, mas isso é minoria.

    Janda.

    ResponderExcluir
  3. Fabio,

    Falar sobre mulher é tão difícil como entender uma mulher. Quando dizemos isso muitas mulheres não gostam, igual a nós homens quando elas dizem que todos nós somos cachorros.
    As feministas poderão fazer critica da forma de como você expõe o assunto, mas eu entendo sua crônica como escrita para as mulheres e não para a Mulher.
    O ultimo Censo registrou que temos no Brasil mais de 97 milhões de mulheres, mas não considero que 8 de março seja valido para todas, porque entendo que essa data seja dedicado a “ Mulher “ e não ao sexo feminino.
    Mulher é aquela que tem o prazer de pari, amar seus filhos, amar seu marido e ser fiel dentro da moral e respeito, conciliar sua vida profissional dentro do lar e saber impor quando necessário que não é inferior nem superior ao companheiro, nunca permitir ser escravizada nem agredida fisicamente e, se abandonada lutar e criar os filhos com dignidade.
    Também considero “ Mulher” a que opta pela vida profissional mesmo não sentindo interesse materno , e que tenha opção sexual livre.
    Agora, mulheres que excluo dessa data , são essas citada na crônica, e ainda acrescento aquelas que se dizem dona do seu corpo para fazer dele o que quiser , até extinguir vidas através de abortos. Essa para mim não é Mulher, tem outro nome.


    Orlando Araujo.

    ResponderExcluir
  4. Parabensa todas
    Mulher que desiste que luta e se refaz, mulher guerreira, mulher capaz, que se perde e não se encontra jamais, mulher dada, recatada, sofrida, amargurada, liberada, desconectada, mulher universal, iludida, enquadrada, mulher meiga, mulher antenada, colorida , com luz que deu a luz, submissa, realizada, mulher de tudo e nada, que fortalece e alcança que inspira segurança, mulher que desiste de sonhos, abre mão pro seu viver, mulher que busca o valor e ousa renascer, derrotada se renova,deprimida se revolta,constroem um saber que só elas vão ter, mulher, mulher, tua cor é sagaz, tua vida inigualável, teu víeis ninguém faz, nada te surpreende, porque tu jamais serás de mais. Projeta não o sangue que flui do teu coração, mas os desvarios que vem e vão, nos teus sonhos idealizados de delírios perturbados que te levam subitamente ao universo inimaginável.


    Mulher que desiste que luta e se refaz, mulher guerreira, mulher capaz, que se perde e não se encontra jamais, mulher dada, recatada, sofrida, amargurada, liberada, desconectada, mulher universal, iludida, enquadrada, mulher meiga, mulher antenada, colorida e sem alma, com luz que deu a luz, submissa, realizada, mulher de tudo e nada, que fortalece e alcança que inspira segurança, mulher que desiste de sonhos, abre mão pro seu viver, mulher que busca o valor e ousa renascer, derrotada se renova,deprimida se revolta,constroem um saber que só elas vão ter, mulher, mulher, tua cor é sagaz, tua vida inigualável, teu víeis ninguém faz, nada te surpreende, porque tu jamais serás de mais. Projeta não o sangue que flui do teu coração, mas os desvarios que vem e vão, nos teus sonhos idealizados de delírios perturbados que te levam subitamente ao universo inimaginável.
    Carrapicho

    ResponderExcluir
  5. Todo o tipo de violência emocional que você diz que as mulheres cometem contra os homens é cometida pelo homem contra mulher. Ou você acha que é pouca humilhação apanhar, ser estuprada, ser humilhada e ouvir que você é inferior, que não manda em nada e é insignificante. Ver que você tem que cuidar de tudo sozinha por ser mulher. Ficar com todo trabalho da casa por causa disso. E como você diz : "conciliar". Conciliar o que cara-pálida?Você vê homens conciliando, se interessando pelos assuntos da maternidade ou de sua própria casa? Nós ralamos sozinhas não só por querermos, mas por não termos escolha.
    "limitação do direito de ir e vir, principalmente em relação a bares e similares"
    Faça me rir! Isso não é nada. "olha essa roupa; vai aonde?;com permissão de quem?;mulher minha não trabalha; quem manda aqui sou eu" etc e tal.
    A amostra da pequisa feita pela USP é pequena demais para ampliar para todo o Brasil. Isso sem falar no número de mulheres que é assassinada ou vai parar no hospital. Por isso, podemos ver, que nem sequer de perto,nunca mesmo, os homens saberão como é a violência que sofre por ser mulher.
    “Um aspecto importante dessa convergência de dados é que existem diferenças significativas entre homens e mulheres. Em estudo recente sobre a América Latina, do Banco Mundial (2002), foi mostrado como os homens tendem a beber mais e a ter maiores prejuízos em relação ao álcool, enquanto as mulheres sofrem mais com a violência relacionada a seu consumo. Esse
    relatório aponta uma série de políticas que deveriam ser implementadas para diminuir o custo social do álcool, e levar em consideração as diferenças entre os gêneros.”

    “De acordo com o presente estudo, 52% dos brasileiros acima de 18 anos bebem (pelo menos
    1 vez ao ano). Entre os homens são 65% e entre as mulheres 41%”.

    “Tanto o uso nocivo quanto a dependência predominam entre os homens, sendo em média quatro vezes mais comum. Portanto, não se notou na população geral adulta brasileira um fenômeno que ocorre nos países desenvolvidos: de uma maior aproximação do número de mulheres em relação aos homens com problemas com o álcool.”



    http://www.uniad.org.br/images/stories/arquivos/ilevalcool.pdf

    ResponderExcluir
  6. O dia internacional da mulher não para homenagens, flores e elogios vãos. Querem nos dar presentes?Nos deem aquilo que vocês querem receber,nos deem igualdade de gênero. Dia 8 é dia de luta, não de festa.

    ResponderExcluir