sexta-feira, 9 de março de 2012

Mestra da tradição oral será homenageada pelo Ponto de Cultura Cantiga de Ninar


Mestra Doci (foto), de João Pessoa, na Paraíba, é uma contadora de histórias. Ela passa adiante o conhecimento popular que foi difundido de geração a geração na sua comunidade. Doci integra o Pontão de Cultura Ventre do Sol, que atende cerca de 200 crianças em aulas de teatro, dança e música e leva os saberes dos mestres de cultura popular às escolas. Mestra Doci será homenageada no dia 31 de março pelo Ponto de Cultura Cantiga de Ninar com o Prêmio Leonilla Almeida, comenda entregue às mulheres de destaque em suas respectivas áreas de atuação na Paraíba.

De acordo com Ed Gonchá, monitor do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, a homenagem se justifica pela luta de Mestra Doci em passar adiante para as novas gerações os ensinamentos de poetas, repentistas, mateiros, erveiros, curandeiros, e contadores de histórias – considerados patrimônio imaterial -, fortalecendo a identidade e a ancestralidade do povo brasileiro.

O evento terá também lançamento do filme “Uma luz no fim do túnel”, de Jacinto Moreno, do núcleo de audiovisual do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar de Itabaiana. O filme conta a história de uma mulher dependente química que consegue superar o vício do alcoolismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário