terça-feira, 20 de março de 2012

Consumidor em perigo


Na loja do Bompreço da Avenida João Machado, em João Pessoa, encontrei latinhas de chocolate importado da marca argentina “Bañados” ao preço de um real. O preço normal passa de dez reais. Comprei cinco latinhas dessas passas de uvas com chocolate ao leite, uma delícia e uma pechincha. Quando cheguei em casa, ao abrir a latinha, surpresa: o produto com mofo, sem condições de ser consumido. A primeira reação: jogar as latinhas no lixo. Não voltei para pegar meu dinheiro de volta, embora minha casa fique a menos de 300 metros do Bompreço.

O otário aqui faz parte dos 62% dos brasileiros que nunca ou raramente reclamam quando enfrentam problemas de consumo ou não ficam satisfeitos com um produto ou serviço adquirido. A gente acha que não compensa, que demora muito ou que a reclamação só vale a pena quando o objeto tem um valor considerável. No meu caso, a quantia de cinco reais que gastei com os chocolates mofados, achei que não pagava o retorno à loja. Tem gente que tem vergonha de reclamar. Eu sou um deles. Conheço meus direitos de consumidor, mas pouco o exerço de fato.

No começo do mês, o Procon apreendeu várias toneladas de alimentos impróprios para o consumo em alguns supermercados de João Pessoa, incluindo o Bompreço da João Machado (Praça Castro Pinto). Poucos dias depois, eu encontro, e pior, levo pra casa um produto mofado devido ao mau acondicionamento, embora dentro da validade.  A mercadoria estava próxima do dia do vencimento, mas isso não era informado de forma destacada pelo Supermercado. Promoção para otário. 

O Bompreço já cansou de ser autuado também por não disponibilizar empacotadores, descumprindo, assim, a Lei municipal 1.589/2002. Embora as multas sejam de alto valor, a loja faz ouvidos de mercador para o Procon.

Um comentário:

  1. Oi Fábio: Você não deu um bom exemplo. Devia ter voltado lá e apanhado outra mercadoria, porque o dinheiro eles não devolvem. Já fiz isso em relação um saco de leite que ao ferver cortou. Coloquei tudo no mesmo envelope e sob protestos, andando mais do que você andaria, fui ao supermercado, a pé, e recebi outro, em boas condições. Até mesmo para ir de carro gastando gasolina, eu creio que ainda ia, para que meu gesto servisse de lição aos gananciosos que põem para vender produtos vencidos.Pelo menos nisso você poderia me imitar.Um abraço de Lourdinha

    ResponderExcluir