domingo, 4 de março de 2012

Eleitor “ficha-suja”



Seria alentador discutirmos nossos problemas e as possíveis soluçõe como prioridade absoluta, aproveitandoo o período eleitoral que se avizinha, evidenciando, assim, as propostas dos candidatos a prefeito e vereador na cidade de Itabaiana do Norte.

Sem falar nas fofocas e pequenas safadezas comuns à política interiorana, essa eleição nada tem a ver com o cidadão comum que, todos os dias, é obrigado a enfrentar a sujeira nas ruas, a escola pública sofrível, a desorganização urbana, a saúde precária. O problema maior tem causa antiga e pega de frente as novas gerações: onde empregar nossos jovens para que tenham alguma perspectiva de vida futura? Como movimentar a roda do comércio, da indústria e do serviço numa cidade estagnada economicamente? Onde estão das ideias para fazer da cidade uma incubadora de talentos, gerando empregos decentes?

Até o momento, apernas o pré-candidato do PSB, Zé Ramos, adiantou algumas de suas ideias para a cidade. Devemos exigir de todos os candidatos que se pronunciem sobre essa pauta. Atualmente temos muitos canais de comunicação social: um jornal, duas rádios, duas difusoras e cerca de oito blogs. A proposta é sairmos da mediocridade da politicalha e pensar nos problemas da cidade, com soluções viáveis e concretas.

Parte da mediocridade somos nós mesmos, que não exigimos essa postura dos candidatos. A grande maioria dos eleitores só pensa em pedir pequenos favores aos políticos, quando têm a chance de estar cara a cara com eles. Dessa forma não teremos nunca uma posição séria desses pré-candidatos sobre nosso futuro enquanto comunidade. Porque comprar votos ainda é a melhor forma de ganhar eleição por aqui. Se não sairmos dessa rotina de corrupção e pequenez, estaremos condenados a um futuro sombrio. Nossa juventude sairá cada vez mais em busca de uma vida melhor, a população diminui, como vem acontecendo.

Esse tipo de atitude tão óbvia para um candidato, dizer como planeja gerir sua cidade, não passa pela cabeça da grande maioria dos candidatos. Os eleitores também não têm essa atitude como hábito, e não cobram. Neste ano, os partidos políticos querem se livrar dos criminosos. Algumas agremiações vão negar legenda para os “fichas-sujas”. Em Itabaiana temos candidatos encrencados com a Justiça, outros com passado comprometedor. Resta ao povo decidir se quer ser um cidadão escolhendo outro cidadão decente para representar a comunidade ou prefere ser um eleitor “ficha-suja”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário