domingo, 18 de março de 2012

QUEM LÊ MEU LIVRO


Osvaldo Travassos

Osvaldo Travassos Sarinho é ator, radialista e diretor teatral. Nosso particular e respeitável amigo que há muito tempo não via. Encontrei o de cujus no lançamento do filme “Uma luz no fim do túnel”, de Jacinto Moreno. Travassos é ator também no filme “Homens”, de Clarissa Mesquita e na série “De portas abertas” produzida pela TV UFPB.

O veterano ator Osvaldo Travassos tem uma expressão que repete sempre: “Que vidão! Pra uns, pra outros não!” Em 1997, Osvaldo trabalhou comigo no Coletivo Dramático de Mari, onde realizou uma oficina de preparação de ator. Seu jeito animado e vibrante cativou os rapazes e moças do Codrama, tirando um ou outro mal entendido. Um deles foi na reunião de apresentação do oficineiro. Falando sobre o fazer teatral, ele dizia que em teatro há lugar para todas as habilidades. Quem gosta de pintar vai fazer os cenários, os criativos costureiros cuidam dos figurinos, os músicos se ocupam da parte musical, os eletricistas, e por aí vai. “E aqui vejo que o grupo tem um bom número de participantes. Por exemplo, se a peça precisar de uma moça feia, tem essa aqui”, disse ele, apontando para uma garota do grupo. Foi um mal estar geral. Querendo quebrar o gelo, Travassos acabou ferindo a suscetibilidade da mocinha que realmente não era bem dotada no quesito beleza física.

Mas Osvaldo é gente fina, um ser do teatro que junta uma boa erudição com o conhecimento profundo da arte de representar. A gente vai ficando idoso sem perder aquela atração pelos bastidores, coxias e cortinas, o feitiço e a magia do mundo do teatro. Nesse universo teatral, os atores costumam desejar sorte uns aos outros com a palavra “merda”. Portanto, “merda” pra você, meu caro Osvaldo Travassos!

Um comentário: