terça-feira, 6 de março de 2012

ABAIXO A MEDIOCRIDADE!




Num tem nem um mês completo ainda.
Foi no último dia 10 de fevereiro, na encantadora cidade do Natal, capital do Rio Grande do Norte.
O moderníssimo Teatro Riachuelo, com 6.000 m² de área construída e capacidade para 1.600 espectadores, completamente lotado para assistir a mais um recital do Poeta Jessier Quirino.
Foram momentos mágicos de grande encantamento e de celebração da cultura nordestina e da cultura brasileira. Como costumam ser todas as apresentações de Jessier, que também é Cardeal da Igreja Sertaneja e colunista do JBF.
Olhando as fotos do evento, veio-me à cabeça a  certeza de que este público generoso, de Natal, do Nordeste e do restante de todo o Brasil, não vai deixar o Poeta Jessier Quirino sozinho numa batalha que será deflagrada a partir de amanhã, dia 6 de março, na pequena cidade de Itabaiana, o acolhedor recanto paraibano onde ele mora com a família.

Ontem, aqui no JBF, Jessier nos informou que estava liderando um grande movimento contra a poluição sonora, a degradação das nossas mais caras tradições, a avacalhão da nossa cultura, a mediocrização da música popular nordestina, a verdadeira zona de meretrício, o verdadeiro cabaré em que estão se transformando as praças e palcos das nossas cidades interioranas, em degradentes e deprimentes espetáculos de “porno forró”, na grande maioria das vezes com o dinheiro e o acumpliciamento dos poderes públicos municipais. E nos dava notícias de que muitos nomes, desde pessoas simples do povo, passando por músicos e artistas, até chegar em autoridades civis e eclesiásticas, estavam aderindo ao protesto (veja aqui).

Da comunidade fubânica e da Igreja Sertaneja, de ontem pra hoje, também aderiram os seguintes nomes: Luiz Otavio, Xico Bizerra, Paulo Carvalho, Fred Monteiro, Zelito Nunes, Jorge Macedo, Huytamar Freitas, Wilson (JH II), Maurino Júnior, Armindo Moura Neto, Walter Freitas e Wélinton Alencar.
Hoje pela manhã falei com Jessier. Deu-me notícias de que o telefone não para tocar e que as adesões estão chegando do Nordeste e do Brasil inteiro. Órgãos da grande imprensa irão cobrir o evento e fazer reportagens. Afortunamente, inúmeras autoridades, municipais e estaduais, estão também aderindo. Oportunamente, esta gazeta da bixiga lixa entrará em detalhes.
Além do JBF, vários outros blogues e páginas internéticas estão entrando na campanha e irão dar divulgação e suporte à batalha que terá início no dia de amanhã.
Este Editor vai estar presente ao grande ato, marcado pro final da tarde, boca-da-noite, na pacata Itabaiana.
Vou percorrer os mesmos caminhos que Jessier tão bem descreve em seu poema “Paisagem de Interior“. Este interior pelo qual iremos travar uma boa briga, uma briga da bixiga lixa, a partir desta terça-feira.
www.luizberto.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário