sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Chuta que é preconceito



Palavra empregada no sentido pejorativo para se referir ao candomblé ou à umbanda, macumba é bastante usada em um dia como hoje, sexta-feira 13.

Minha comadre católica, cite aí uma palavra que faz parte da liturgia da Igreja. Serve hóstia, que é o corpo sagrado de Deus conforme o catecismo. Falemos das imagens dos santos e santas adorados pelos católicos. Você gostaria que esses valores sagrados de sua religião fossem usados de forma pejorativa e desrespeitosa?

Lembra quando um pastor maluco da Igreja Universal do Reino de Deus chutou uma santa na TV? O mundo quase caiu. Choveram protestos de todos os lados. Então, quando você manda chutar macumba, está desrespeitando uma religião, que é de um povo pobre, preto e sofredor, mas é gente com os mesmos direitos à sua crença e aos seus rituais religiosos.

Você sabia que a umbanda tem como raiz a religião mais antiga do mundo? Essas crenças se misturaram mundo afora, onde chegou a diáspora dos africanos. No Brasil, a gente encontra os orixás dos cultos nagôs e os alufás dos cultos muçulmanos (malês) trazidos pelos escravos. Obrigados a adorar os santos católicos, os negros passaram a cantar e dançar nos seus terreiros para suas entidades travestidas de santos.  

Macumba, originalmente, é o culto religioso, embora normalmente essa macumba seja descrita como feitiçaria. É verdade que muita gente desvirtua a religião, praticando a manipulação de mentes sempre em benefício próprio. Isso se vê nas igrejas evangélicas, no catolicismo e em qualquer confissão religiosa.

Portanto, sejamos mais tolerantes e menos ignorantes. Respeitemos os deuses dos outros e os outros que não têm deus nenhum. 
Que Olodumaré ilumine a todo mundo na sexta-feira treze, e axé pra vocês tudinho!

Um comentário:

  1. DIGA NÃO AO PRECONCEITO!
    A velhece,ao status,ao rico, ao pobre ao urbano ,ao matuto,ao sulista,ao nordestino.Pois todos somos iguais!
    VELHA MATUTA COM MUITO ORGULHO

    ResponderExcluir