quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Tem algum candidato a vereador honesto e preparado aí?


Eu e minha comadre Rosário, mestra do artesanato. Não sei se ela é candidata. Se for, tá na minha lista.

Estou transferindo meu título eleitoral para Itabaiana do Norte, a cidade que me deu régua e compasso, além de educação na escola de dona Salomé e nas aulas de dona Lúcia, dona Valéria, dona Celeste e dona Nini.

Saí de Itabaiana no ano da graça de 1988, com destino a Mari, para assumir o cargo de Chefe da Estação Ferroviária. Portanto, estou há 24 anos ausente. Não conheço quase nenhum dos candidatos que se apresentam para a eleição deste ano. Sei, entretanto, que nem todos os pré-candidatos são oportunistas, aproveitadores e despreparados para assumir o cargo de vereador. Na hora do voto, não quero escolher um pilantra.

Peço, portanto, ao meu caro leitor de Itabaiana, que faça uma lista de quatro nomes de pessoas do bem que gostariam de se candidatar a vereador, não importa o partido. Será uma lista sextupla, mas os dois primeiros nomes eu já tenho: meu amigo Geraldo Moraes e minha comadre Socorro Medeiros. Entre esses seis nomes, escolherei o meu candidato a vereador.

Vereador não é emprego. Não vote em quem quer apenas ter um bom salário sem o trabalho correspondente. Vereador não é assistente social de luxo. Não dê seu voto a quem se beneficia da miséria alheia para transportar doentes para as cidades grandes, usando recursos públicos, mas se credenciando por isso para ganhar votos. Não vote em quem mal sabe falar, não tem capacidade para redigir um bilhete e em quem compra votos, fazendo do bem comum um negócio.

Para garantir direitos e dignidade para o cidadão, seu representante precisa ser digno. Não vote em quem vive de contravenção. Vote em que apresenta propostas concretas, e não aventureiras. Se o seu candidato prometer emprego, estará mentindo. Ele poderá declarar de antemão que apresentará projetos de lei que venham a gerar renda e emprego na cidade, mas não terá como dar emprego diretamente a você ou aos seus filhos, nem na Prefeitura e muito menos na Câmara.

Vote em quem tem independência suficiente para fiscalizar com firmeza o prefeito, mesmo sendo de sua base. Nunca vote em candidato da “cozinha” do prefeito. 

Temos algum candidato com esse perfil? Peço aos meus leitores itabaianenses que mandem, então, os quatro nomes para completar minha lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário