terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Hoje é Dia do Aposentado. E daí?


Eu era lindo, jovem, inocente e feliz. Por decurso de prazo, envelheci. Nesse meio tempo, trabalhei. Passei a vida toda contribuindo com a Previdência Social para ter uma velhice calma. Aposentado, votei em Lula porque ele garantiu que respeitaria o direito adquirido pelo nosso trabalho. Lula se aposentou aos 38 anos, mas esqueceu dos direitos dos aposentados.

Este ano, o governo da “justiça social e dos trabalhadores” deu apenas 6,08 de reajuste para aposentados que ganham acima do mínimo. Já para os que ganham até um salário mínimo, o reajuste foi de 14 por cento. Dilma acompanha Lula e FHC na política de aviltar nossos ganhos. Cada ano que passa, os aposentados brasileiros que ganham acima do salário mínimo perdem seu poder aquisitivo. O achatamento do nosso salário é gradativo. Todo ano perdemos um pouco. Daqui a alguns anos, todos receberemos apenas o salário mínimo.

Essa vileza nos transforma em derrotados que andam sem rumo, sem ver saída pra sua vida de merda. Conheço um coroa meio doido qua anda com uma faquinha para enterrar na barriga de quem o chamar de “pessoa da melhor idade”. Pobres, quase inválidos e sem capacidade de produzir, vivemos dessa esmola do Governo. Enfrentamos a ditadura, participamos das lutas pelos direitos dos trabalhadores para hoje estarmos nessa situação de penúria. Dizem que temos a nosso favor  “o direito adquirido”, o “ato jurídico perfeito”, “a coisa julgada”, a “cláusula pétrea”, “os usos e costumes”, e o que mais se pense. Mas nada se resolve. Às vezes eu penso que a faquinha do velho maluco seria uma boa saída, como vértice de luz perfurando as trevas do desrespeito. A ponta da faca rombuda escavando os canalhas de ponta.

E quem me saudar hoje pelo dia do aposentado, serei muito moderado e não mandarei tomar no monossílabo. Mas encaminho para bater um papo com o coroa maluco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário