quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Rádio Comunitária São Vicente FM (BA) entrega casa a anciã

Fábio Mozart na porta da casa em construção

Os voluntários Paulo Turiba, Miro do Babau,  Marquinhos e o locutor César, trabalhando na reconstrução da casa de uma velhinha em Mari (PB)

Rádio Comunitária Araçá, de Mari(PB), já fazia campanha por moradia digna em 1999

A Rádio Comunitária São Vicente FM, de Cristópolis, através do programa Espaço Livre, tem realizado diversas campanhas de auxílio social. São reformas de casas, construções, doação de cestas básicas, obtenção de documentos e benefícios em parceria com a comunidade. “Esta participação mostra que o povo de Cristópolis e do Brasil é solidário. Todas as vezes que solicitamos ajuda, obtivemos resposta. Com estas campanhas a rádio está cumprindo seu papel social”, disse Flávio Vasco.

Aos 81 anos de idade, dona Ozila vivia numa casa de paredes feitas com barro e vara, sem energia, sanitário ou água encanada. A realidade de Dona Ozila chegou a ser ainda pior, cerca de 15 anos atrás. Um incêndio, provocado por queimadas atingiu a pequena casa onde morava. “Consegui salvar apenas meio saco de farinha, e só” disse ela. Sem ter onde morar ela passou meses ao relento:” Com a perda da casa, tive que morar embaixo do pé de jatobá”, completou Ozila. 

Através de campanha da Rádio São Vicente, a população doou blocos, portas, janelas, madeira, telhas e todo o material para o acabamento. Muitos ajudaram com dinheiro e, também, com mão-de-obra. Foram seis meses entre o início e a conclusão. No final de 2011, a casa de dona Ozila foi entregue.

EM MARI

Na cidade de Mari, Paraíba, a Rádio Comunitária Araçá também realizava esse trabalho de mutirão para consertar ou construir casas de populares desde o final do século vinte. Em 1999, o programa “Debate Comunitário”, comandando pelo jornalista Fábio Mozart, fazia esse tipo de campanha social. “O pessoal da rádio dava o exemplo e trabalhava como voluntário nos finais de semana, lembra Mozart, para quem as rádios comunitárias devem cumprir esse papel social e ser modelos também no aspecto da solidariedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário