domingo, 22 de janeiro de 2012

CRÔNICAS DO RECIFE


Patrimônio histórico de Itabaiana irremediavelmente comprometido

Orlando Araújo

È triste ver mais um extermínio histórico. Fico indignado, mas não surpreendido, porque faz décadas que o patrimônio histórico de Itabaiana vem sendo irresponsavelmente  depredado. Quem tem culpa de atos assim? Os gestores (Prefeito e vereadores)? O povo? Particularmente não saberia opinar.

Se decido  dizer que são os gestores, desrespeito o povo, porque são eles os representantes escolhidos democraticamente para cuidar da educação (é bom lembrar que não existe educação sem cultura), da saúde  e da boa qualidade de vida daquela população e, o povo tanto os admira que os re-elegem.

Se decido  dizer que é o povo, estarei sendo injusto; a grande maioria dessa população desconhece a representatividade daquele prédio, o que ali ocorreu, quem foi Marieta Medeiros  e o  porque das citações do Colégio São José de Itabaiana  em obras literárias nacionais. Para a maioria dos itabaianenses, jovens culturalmente desinformados, aquilo era apenas  uma casa velha que tinha  mesmo de ser derrubada e ponto final.

Numa retrospectiva pessoal, lembro que  o Prefeito Alceu de Almeida (1959 a 1963) derrubou gratuitamente as duas árvores Caraiberas que ornamentavam  a entrada da Praça do Correto. Na gestão do Dr. Aglair da Silva,  a Praça do Coreto sofre  novo atentado: 50 % dela foi destruída para construção da atual rodoviária, hoje totalmente fora da rota das principais rodovias que passam na cidade. Vale ressaltar a brilhante luta do Sr. Onaldo  Fonseca  e sua esposa Sra. Celeste Fonseca  na tentativa de não permitir a construção naquele local e sim do outro lado do Rio Paraíba. Encabeçaram abaixo assinado que correu toda  cidade, mas a intransigência do então Prefeito prevaleceu, e com certeza sempre prevaleceria nos seguintes.

Das  gestões de 1984 até hoje,  a situação danou-se de vez, os prédios e monumentos históricos foram destruídos em série , o que me faz satirizar dizendo que a Praça do Coreto hoje é a Praça Pelada do Coreto Velho e Solitário, que  a Praça 24 de Maio é  a Favela do Bebódromo, a Praça Monsenhor Coelho com seu monumental Posto de Combustível  e seus eventos de finais de semana, tornou-se a  Praça da Alegria Irreverente.

Os prédios que ainda insistem em permanecer de pé, com certeza estão no corredor da morte, é questão de  meses. Vejo assim porque na reapresentação da Comédia Política da cidade, os artistas são os mesmos e a platéia  continua respondendo o mesmo refrão.

Como falei no inicio, fico indignado, mas não sou pessimista com relação à retomada cultural de Itabaiana, principalmente quando vejo a garra e a bravura de itabaianenses como Fábio Mozart, Luciano Marinho, Margaret Bandeira, Clévia Paz, Rosane Almeida e tantos outros, bem como  jovens que já manifestam através dos blogs  suas intenções culturais.

È utopia eu sei, mas como seria bom que o povo agora em 2012 elegesse um gestor  que visse o lado sócio/cultural  com o respeito que merece, com certeza todos sairiam ganhando.

De agora em diante, guardarei  meu desenho do Colégio São José como uma relíquia.

Orlando Araújo

araújo.opa47@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário