sábado, 7 de janeiro de 2012

POEMA DO DOMINGO


Itabaiana, terra querida do poeta Eliel José Francisco, vista do Alto do Major Nonato na década de 60. Eliel atualmente está radicado no Recife, onde se aposentou como professor de inglês.


A VIAGEM

Se encurtasse a distância
Dos idos da minha vida
E se eu voltasse à infância
Na Itabaiana querida,

No meu rio Paraíba
Com certeza eu pularia
Descendo de lá de riba
Rumo à saboaria.

Da saudosa antiga ponte
Abraçaria os pilares
Como quem abraça um monte
De navios sobre os mares.

Acenaria às imagens
Que vejo nos sonhos meus,
Fotografando as paisagens
Num fluvial gesto de adeus.

Seria a maior viagem
Que ali um dia eu faria,
Trazendo farta bagagem
De rara cenografia.

E no acalanto das águas
Com destino ao oceano,
Eu afogaria as mágoas
Do meu próprio desengano.

Eliel José Francisco


AQUARELA

Revendo a minha cidade
Percorro canto por canto,
E cada canto é um pranto,
Cada pranto, uma saudade.

É a saudade do encanto
Dos cantos da mocidade
Por onde a felicidade
Caminhava tanto e tanto!

São ruas, becos, vielas,
Das cores das aquarelas
Mais coloridas da vida,

De uma terra tão humana,
Tão rica, tão soberana,
Itabaiana querida!

Eliel José Francisco


Nenhum comentário:

Postar um comentário