terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Hidroginástica: um desafio

O velho Leão debatendo-se no meio aquático


Meu joelho com artrose me expulsou das ruas, onde fazia minhas caminhadas matinais. Sem exercícios, acima do peso, nunca mais vi a cabeça do zé vermelho de tão pançudo devido à inatividade.

Fui aconselhado a procurar uma clínica e começar exercícios aquáticos. Quando dei por mim, estava dentro de uma piscina fazendo hidroginástica. Estou cumprindo garbosamente o programa de exercícios. Minha impressão? Cômodo e seguro, até divertido. Resultados? Ainda não senti, porque comecei agora. Mas dizem que melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.

Sem saber nadar, não tenho muita intimidade com a água. Na praia, no máximo molho os pés. Mas vou praticando esses exercícios para me recuperar da artrose e, quem sabe, voltar às caminhadas. Heroicamente, decidi que preciso cuidar da saúde geral.

Para um sujeito com pendores para a hidrofobia, é um avanço. Sou um animal terrestre que teve que voltar para a água. Um desafio a ser vencido. Noto que as mulheres se dão melhor no meio aquático. Talvez seja uma questão cultural, mas a mulher tem menos vergonha que o homem e demonstra que não tem medo de água.

Teoria à parte, alimento planos vagos de aprender a nadar e atravessar o canal da Mancha. Por enquanto, estou marcando passo no quesito sociabilização entre os idosos. Perguntei a um jovem experiente de 69 anos se ele não tinha medo de enfartar na água. Deu uma risadinha filosófica e respondeu que qualquer hora é hora de enfarte, mas ele prefere na hora do sexo. “Pelo menos a gente morre bem acompanhado, o que dá charme e motivo de inveja aos amigos da terceira idade. Morrer sozinho não tem graça”. Quem morre dentro d’água é baleia...

Outro velhinho sapeca garantiu que a hidroginástica melhora o desempenho sexual. “Estou fugindo da síndrome de Caubi Peixoto”, disse ele. O que é que tem Caubi com isso, logo ele que, dizem as más línguas, não é bem chegado à fruta? “É a melodia da Conceição com a letra meio modificada”, explicou. "Ereção, eu me lembro muito bem... e agora daria um milhão para ter outra vez ereção!"

Um comentário:

  1. Ha, ha, ha! parece um guri se divertindo na água, fazer exercício assim é beleza, cara, aproveita!
    Mel.

    ResponderExcluir