segunda-feira, 2 de janeiro de 2012



UM LORDE NO AGRESTE (1)

Quando eu era garoto, morava na Rua do Gogó da Ema, um beco sem saída perto da Rua de Santa Rita. Meu divertimento era pegar passarinho em alçapão e roubar caju na mata de seu João Nunes, no fim da Rua São Sebastião, em Itabaiana.

UM LORDE NO AGRESTE (2)

Lá morava um homem nobre, seu João Nunes, que tinha até mordomo falando inglês e francês para atender seus convidados estrangeiros que visitavam a propriedade, na bela mansão (foto) construída dentro da fazenda. O mordomo, Vicente, adorava exibir seus dotes linguísticos. Ensinava palavras em inglês para os fazendeiros amigos do patrão.

UM LORDE NO AGRESTE (2)

A fazenda está semi-abandonada, ainda exibindo mostras de antigo fausto, velhas riquezas e traços de nobreza. O povo chama “Casa das moças” o casarão onde vive hoje Marta Pessoa, filha do antigo proprietário, uma artista plástica excepcional, criadora de esculturas em alto relevo, peças que espalha pelos jardins maltratados da casa grande. Seu gênio criador foi descoberto por Clévia Paz, uma espécie de farejadora de arte.

ÓBITO

Por falar em fazendeiro, faleceu Nicodemus Moura, agropecuarista de Itabaiana. O Blog externa votos de pesar e solidariedade à família enlutada.

BANCO DO BRASIL (1)

O Banco do Brasil está sendo forçado a mudar de estratégia a fim de não perder clientes para a concorrência. Pesquisa feita pela própria instituição revelou uma enorme insatisfação dos correntistas com os serviços prestados pelo maior banco público do país.

BANCO DO BRASIL (2)

Em Itabaiana, a agência local do Banco do Brasil vem cobrando tarifas bancárias do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, mesmo sendo isso proibido por lei. Meus compadres do BB, cuidado aí porque senão vão começar a chamar esse banco de “Bando do Brasil”.

ANO NOVO

Excelente a imagem futebolística que eu li sobre o ano novo: “começo de ano é um chutão do goleiro, batendo tiro de meta em direção ao imponderável”. De Nelson Rodrigues.

MENSAGEM

Não recebi nenhuma mensagem de “feliz ano novo”. Desconfio que serei o cabra mais infeliz do mundo em 2012. Também não mandei nenhuma mensagem, apenas roguei uma praga para meus inimigos: desejei que eles chegassem ao ano novo assistindo ao reveilon da Globo com especial de Roberto Carlos ou outra baboseira do gênero. Sofrimento pra cabra safado só presta grande!

AUDIÊNCIA INTERNACIONAL

Um palhaço escreveu para o blog da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, zombando de nós por fazermos um programa em rádio AM “que ninguém escuta”. Quero informar a esse zé mané que o nosso programa “Alô comunidade” é retransmitido por 5.018 blogs espalhados em 99 países, funcionando 24 horas. Já registramos mais de 200 milhões de visitantes em todo o sistema, através da Rádio Web INESPEC de Fortaleza, Ceará. Quem pensa pequeno vê pequeno...


Se você tiver fé, nem que seja do tamanho de um grão de mostarda, pode mover uma montanha. (Lucas 17:6). Em 2012, o povo de Itabaiana começa a armazenar fé para retirar um tumor maligno que se instalou na cidade e ameaça enraizar.

VATICÍNIO

Livro de vaticínio de Nostradamus diz que o mundo vai se acabar em dezembro de 2012. Se ele errar, não será o primeiro. Jesus anunciou o fim do mundo ainda na sua geração. Errou feio!

DITADOR

Meu confrade Dalmo Oliveira propõe mudar o nome do bairro onde mora, que homenageia um ditador. Ele é cidadão do Conjunto Ernesto Geisel, em João Pessoa. Diz que é urgente reparar o erro de exaltar símbolos da ditadura. Com essa linha de raciocínio, devem ser mudados os logradouros que homenageiam Floriano Peixoto e Getúlio Vargas.

MALDADE

Ameba recusou namorar com uma moça por excesso de feiúra da parte dela e ainda mandou esses versos maldosos para a pobrezinha:

As rosinhas são vermelhas
As violetas azuis
Menina você é feia
Vai te entregar a Jesus!

AMIGO SECRETO

No Amigo Secreto, Madame Preciosa comprou um vale presente no Sebo Cultural de Heriberto Coelho no valor de R$ 50 reais, e deu para Ameba. Quem lhe tirou deu um vibrador de material sintético, proibido porque contém elementos cancerígenos. A madame devolveu, com um bilhetinho: “Dê à sua mãezinha”.

ANO NOVO (1)

Quando bateram as doze badaladas do sino anunciando a entrada do ano novo, meu celular tocou. Era engano...

ANO NOVO (2)

Perto de cinco horas da manhã do ano novo, me ligou uma tal de Júlia que eu não conheço, perguntando o que eu iria fazer na primeira noite do ano e querendo puxar papo. Depois, a ligação retorna e era Madame Preciosa, morrendo de rir: “Te passei um trote, já que ninguém te liga!”. Mandei a Madame tomar no sedém.

ORLANDO OTÁVIO

Meu compadre Orlando Otávio convida todos os músicos, compositores e cantadores de Itabaiana para o primeiro ensaio do ano do grupo musical “Ganzá de Ouro”, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Vai ser na próxima quarta-feira, dia 4 de janeiro, às 20 horas na Rua Coronel Firmino Rodrigues, antiga Rua da Boca da Mata.

PRESENTE DE ANO NOVO

Meu carro velho andava fumando muito e bebendo mais do que o dono. Mandei fazer o reparo do motor. Nesse fim de ano, viajei para Itabaiana e na volta esqueci de botar água no radiador. Resultado: o motor fundiu e estou a pé. Levei o Golzinho pra oficina de motores fundidos e donos fudidos. Ninguém merece!

ALÔ 2012

Meu primeiro alô do ano vai para Joelda Fidelis, Orlando Otávio, Lavoisier Costa, Vasti Cléia, Sosthenes Costa, Sostemar Correia de Amorim, Odésio Amorim, Vladimir Carvalho, Jean Monteiro de Mari, Puama Lopes, Paloma Lopes, Lourdinha Luna, Ozaneide Vicente, Dalmo Oliveira, Eduardo Santino, Mestre Charles Brown, Sidcley Rodrigues, Ronildo Andrade, Auremilson Nascimento, Damião Ramos Cavalcante, Jurandi Pereira e Ubiratan Correia.



2 comentários:

  1. Oi Fábio: Agradeço os votos de Feliz Ano Novo e de volta, no mesmo estilo, desejo-lhe um mundo de alegrias que resultarão de suas realizações culturais.
    Carinhosamente
    Lourdinha

    ResponderExcluir
  2. Que em 2012
    o Hommo Faber,
    vença o homem demem
    criando 12 pontos de cultura...
    São os meus votos,
    já que ninguém ligou.

    Mariano F. Costa - Dona Inês - PB

    ResponderExcluir