terça-feira, 22 de maio de 2012

Documentário com Nel Ananias marca entrega do Prêmio Leonilla Almeida nesta sexta-feira


Clévia entrevista Nel Ananias para o documentário "Cidade na tela", de Rosival Silva e Jacinto Moreno

A solenidade de entrega do Prêmio Leonilla Almeida a várias mulheres paraibanas pelo Ponto de Cultura Cantiga de Ninar será realizada em 25 de maio (sexta-feira), às 20 horas, na sede da instituição em Itabaiana. O evento programa a exibição de filmes produzidos pelo Ponto de Cultura, entre eles documentário com entrevista da professora Nel Ananias (In memoriam), cenas do carnaval da cidade e de eventos culturais.

A professora Celeste Fonseca será uma das homenageadas pela sua dedicação à educação no município. “Ela foi uma das que construíram nosso sistema educacional público e merece ser lembrada pelas novas gerações”, disse Fábio Mozart, da coordenação do Ponto de Cultura. A radialista Gil Costa, advogada Ladjane, sindicalista  Edna, atriz Das Dores Neta e a aboiadora Lila, de São José dos Ramos, serão as outras mulheres a receber o Prêmio Leonilla Almeida.

Leonilla Almeida foi uma combatente revolucionária, nascida em Itabaiana, presa em 1935 na Ilha Grande, no Rio de Janeiro, juntamente com seu esposo Epiphanio. O casal virou personagem do romance “Memórias do Cárcere”, do escritor alagoano Graciliano Ramos. O prêmio é uma forma de preservar a memória dessa mulher corajosa e sonhadora, que lutou pela igualdade entre as pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário