quarta-feira, 23 de maio de 2012

DO BLOG DE VAVÁ DA LUZ


UMA BOA NOTÍCIA 

Lourdinha Luna


Uma matéria antiga na A UNIÃO (22.8.2009) comunicava que o Estado realizaria, com apoio do Ministério do Turismo, um estudo técnico, para transformar o Hotel Bruxaxá (Areia), em Escola de Gastronomia e Hotelaria.

Ao enunciado ofereço alguns subsídios aos que não conheceram a hospedaria em sua fase de acolhimento turístico. A estalagem está a 120 k da capital, pela rodovia Anel do Brejo, com uma hora e minutos, em estrada asfaltada, obra grandiosa do governo João Agripino. A partir de Alagoa Grande a subida é em espiral, contornando a serras, numa paisagem edênica, sob o verde e o perfume da mata e dos canaviais, até a cidade tombada pelo patrimônio Histórico Nacional, por sua arquitetura e valores imateriais.

Areia passava por uma fase que interrompia seu destino de ascensão, pelo progresso. Areienses viam no Turismo a porta aberta para o município reintegrar-se no desenvolvimento cessado, mas, chegar a essa situação exigia uma albergagem, para os visitantes.

Uma manhã uma comissão de Areia, chefiada por José Rufino de Almeida fora pedir o apoio de José Américo para o sonho que devia subsistir. A ela se integravam o padre Ruy Vieira, prof. Américo Perazzo, agrônomo Manuel Gouveia, o tabelião José Henriques e outros. Da palavra empenhada à ação foi coisa de horas. O filho ilustre expôs ao governador Ernani Sátiro a pretensão de sua terra. De uma viagem a Brasília o Chefe de Estado trouxe a aprovação do projeto que Sátyro iniciou e Ivan Bichara tornou realidade.

No Festival de Artes de Areia o Hotel-Fazenda Bruxaxá, recém inaugurado, batizado com esta designação para homenagear os nativos moradores da vila, fundada há 150 anos. Ao evento, os participantes, foram pródigos em elogios à poesia da serra que leva o mais cético à contemplação de uma “beleza que se revela no abraço do nevoeiro, no carinho do vento, na pintura artística natural de seus relevos, que inundam os olhos e aquecem o coração”, na linguagem do Prof. Dimas Lucena.

O Bruxaxá teve um período de bonança, que foi caindo com a política que estendia aos amigos do governo as delícias gratuitas da generosidade oficial. Hoje a pousada é montão em ruínas, fechada por sábia decisão judicial. Estalagem administrada pelo poder público está fadada à falência. A do Brejo das Freiras, vive numa gangorra, ora em baixo, ora em cima, socorrida com verbas estaduais, porém, não se sustenta ante os favores que tem de prodigalizar… O CP de hoje (22.05.12) anuncia uma fase de redenção para esse tipo de comércio. O anuncio já chegou a serra e espera-se com ansiedade sua execução. Se o governador Ricardo Coutinho levar à adiante seu propósito ele entrará para a historia como o governante que acabou com favoritismo com o dinheiro público. E santo Ambrósio, como ex-prefeito de Roma, lá do céu vai mandar-lhe uma coroa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário