domingo, 30 de outubro de 2011

No dia dos funcionários, dei expediente no Bar de Zé


Eu e meu compadre Silvestre, motorista do Ministério da Saúde que adverte: tomar cerveja sozinho é prejudicial à saúde.

Aproveitei pra rever meu compadre Silvestre no Bar de Zé. Concedi audiência a diversos mandatários do reino da pinga pura, destilados e fermentados. Cometi alguns excessos sociais, dando mais atenção a uns do que a outros. Meu compadre Silvestre viajou do bairro Cristo Redentor até Jaguaribe na sua bicicletinha, só para me dar um abraço, sabedor de que eu estava de volta. Depois de distribuir propinas a alguns bebinhos, Silvestre pediu votos para o futuro vereador Santino, morador do bairro, candidato que já recebeu de graça o slogan da campanha: “Dos males, o menor...”, contribuição de Anco Márcio. Santino tem menos de um metro de altura. Mas o nosso Santino não tem má formação genética. Isso fica para o petista Luciano Cartaxo, segundo comentário do seu colega de partido, Luiz Couto.

Nessa ofensiva que fiz ao bar de Zé, levei o poeta Gilberto Júnior, sujeito que cresceu na estima dos agregados do bar ao confessar que gosta de beber Marimbondo de Fogo com molho especial de caldo refogado e feijão verde com maxixe. Esse inseto himenóptero é a melhor marca de cachaça da Paraíba do Norte e título de livro de famoso oligarca.

Nesse dia dos funcionários, também foi muito comentada nas melhores mesas do Bar de Zé a promessa do deputado Toinho do Sopão de levar sua famosa sopa de ossos para o Centro Administrativo aqui em Jaguaribe, “para matar a fome dos funcionários públicos”, segundo Toinho. "Na minha mão o prato de sopa sai a R$ 0,60, incluindo mão de obra, o pão, a verdura da melhor qualidade e o mocotó novinho. É fantástico esse trabalho e pretendo implantar um carrinho no Centro Administrativo, pois muita gente passa fome lá. Muitos universitários também passam fome, por isso pretendo levar a sopa também para a UFPB”, ameaçou Toinho.

2 comentários:

  1. Oi Fábio: Estive na terra "onde canta a cigarra" para assistir a fundação da Academia de Letras - Horácio de Almeida (Areia). Voltei muito feliz ao conferir a admiração e afeto que os areenses têm por seu filho maior - José Américo de Almeida.
    Anotei seus "excessos" Fábio e pergunto. Acha pouca a água que tem no joelho e ainda bota mais no bucho, para fazer mal ao figado e as articulações?
    Quando você falou em Santino eu me lembrei que meu sobrinho Gilberto Luna Gouveia era funcionário do Paraiban e ia fazer o pagamento dos funcionário que trabalhavam no Centro Administrativo. Santino não lhe dava trégua interrompendo seu trabalho com pedidos dos graduados que não desejavam enfrentar uma fila e queriam receber primeiro que os demais, seus salários. A cada interrupção, principalmente, as mulheres reagiam, esbravejando contra Santino e Beto que teve como única maneira de não ser molestado trepando Santino num armário de mais de cinco metros e altura, de onde pode descer. O Secretário avisado viu a cena e riu tanto que foi embora sem nenhuma interferência. O problema só se resolveu quando o pai dele Geraldo Canuto Gouveia que foi Coletor em Itabaiana, mandou que libertasse o anão. E assim foi deito.
    Boa tarde, Fábio.
    Lourdinha

    ResponderExcluir
  2. Oi Fábio: Já tive bursite que é da família de tendinite. Fiquei boa com uma pequena injeção na bursa e uma ginástica simples que faço até hoje. É verdade que nem bebo, nem fumo, o que me ajuda muito. Mas para viver com saúde todo sacrifício é pouco. Lamento que o médico que me devolveu a alegria, retirando-me a dor dos ombros, encerrou sua carreira, porém outros fazem o tratamento a que me submeti.
    Cri coragem, homem, e vá procurar um entendido no assunto.
    Um abraço de
    Lourdinha

    ResponderExcluir