Morro do Cruzeiro (Timbaúba/PE) |
Praça Carlos Lyra nos anos 1950. |
Nasci nesta bela cidade na Zona da Mata Setentrional de Pernambuco, fronteira com a Paraíba. O lugar tem o nome de Timbaúba, sede do Município com os distritos de Cruanji e Livramento de Tiúma, além dos povoados Catucá e Queimadas.
Botei a cara no mundo na Rua do Sapo, estrategicamente localizada na beira do Rio Capibaribe Mirim, também conhecido como Rio das Capivaras. Nunca aprendi a nadar. Quase morri afogado no rio quando tinha sete anos.
Minha cidadezinha produzia rede de dormir e sapatos. Na cidade, quem não era redeiro, fatalmente ganhava a vida como sapateiro. Meu pai, um sujeito excepcional, era gráfico.
Eu aprendi a gostar do Estudantes Futebol Clube, rival da Juventude Esportiva Timbaubense. Vi um filme pela primeira vez no Cine Avenida. Adorava a Banda Musical Pé de Cará desfilando pelas ruas. Fiquei deslumbrado com a magia do teatro no velho Cacareco, o Cine-Teatro Recreio Benjamim.
Minhas referências de vida, que pode ser dividida em quatro períodos: Timbaúba, Itabaiana, Mari e João Pessoa.
Lembranças simples de uma cidade modesta que influenciam a vida da gente.
Luiz Marinho é meu conterrâneo mais ilustre. Um dos maiorais do teatro pernambucano. Autor das peças “Um sábado em Trinta” e “Viva o Cordão Encarnado”, ganhador do prêmio Moliérè de melhor autor em 1975.
“Timbaúba dos mocós, do português dono de tudo – das terras, da igreja e dos trabalhadores, dono até mesmo da vontade deles, mas nunca dono de seus pensamentos”. (Trecho do discurso de Luiz Marinho, quando da sua posse na Academia Pernambucana de Letras.)
sinto saudades da minha infancia em 1969, quando vi tanta beleza em minha vida de criança.Edna Ruas - SP
ResponderExcluirprocuro alguem que naceu nessa cidade , que se chamava vicente dantas da silva, filho de joao dantas da silva,casado com luzia lima da silva, por favor fui criado por eles e preciso encontrar parentes, meu tel 31-3417-9027 31-9305-1075 email, fpaulasilva@oi.com.br
ResponderExcluirsó lembranças de uma epoca em que eu não era nascido, mas gostaria muito pra ter vivido nessa epoca. viajar no tempo seria uma forma impossível para todos nos
ResponderExcluir