Crianças da Escola João Fagundes de Oliveira participam do projeto teatral de Ed Gonchá, promoção do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar em Itabaiana. |
As antigas brincadeiras infantis do Nordeste, que se via nas ruas das cidades do Interior, como pega-pega, esconde-esconde, pular corda e elástico, pão-duro, amarelinha, bola de gude (bila), pião e soltar pipa (papagaio), serão resgatadas na montagem da peça.
Gonchá explica que o projeto também visa orientar a criança no descobrimento do seu potencial técnico-criativo através de exercícios psicomotores que proporcionam maior coordenação, equilíbrio, força, auto-conhecimento, socialização e consciência do espaço e do tempo.
“Percebe-se que as tradicionais brincadeiras de rua permanecem no imaginário dos meninos e meninas. Se compararmos com um passado recente, as brincadeiras de ruas diminuíram muito, mas não acabaram. Essas diversões mantêm um forte aspecto lúdico”, disse Gonchá. Ele conta com o apoio das professoras Rose e Telma Lopes, administradoras escolares.
www.pccn.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário