domingo, 2 de outubro de 2011

Artistas na rua e riso na praça




Os responsáveis pela Secretaria de Cultura do município não compareceram na praça, mas o povo se fez presente para ver o espetáculo “Cancão, Malazarte e Trupizupe”, numa parceria do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, SEBRAE e Articulação Cultural da 12ª Regional de Educação do Estado, com o grupo “Quem tem boca é pra gritar”. Foi ontem à noite na Praça Epitácio Pessoa, em Itabaiana.

Dado que o teatro de rua é percebido, antes de mais nada, como uma prática artística que se contrapõe aos discursos autoritários – a partir mesmo da forma de apropriação do espaço urbano - os teatristas de rua e sua platéia ficaram à vontade para rir e fazer rir da estupidez humana. Muita gente na praça, incluindo os artistas da terra. Lá estavam Das Dores Neta, Edu Luiz, Ed Gonchá e Herivelt Félix, Presidente do Conselho de Cultura da cidade que não toma posse porque a prefeita se recusa a publicar portaria nomeando os membros.

No próximo sábado, a troupe do “Quem tem boca é pra gritar” estará em São José dos Ramos, levando os elementos do teatro ao ar livre próprios da tradição cultural brasileira e certamente recebendo o incentivo da prefeita Dra. Aparecida Amorim, que não tem medo de povo na rua.

(Fotos: Ed Gonchá)



Um comentário: