domingo, 16 de outubro de 2011

Dia de Santa Edwiges


Ela era casada e tinha muitos filhos. Morreram todos. Desgostosa, entrou para um convento, virou freira. Vendeu tudo que tinha para construir um hospital e uma escola. Com o restante, pagou as dívidas dos pobres que eram presos por não terem recursos para cobrir seus débitos. Virou santa. A santa dos endividados, protetora dos pobres.

Santa Edwiges, essa mulher de grandes virtudes, é homenageada neste dia 16 de outubro.

Oração à Santa Edwiges: Ó Santa Edwiges, vós que na terra fostes o amparo dos pobres, a ajuda dos desvalidos e o socorro dos endividados, protegei o pobre do aposentado que ganha uma merreca e ainda tem que pagar imposto de renda, sobrando pouquinho para comprar remédios para os muitos males do corpo. Por vossa caridade, amenizai o coração dos mercenários da exploração econômica da dor, os médicos, farmacêuticos e industriais de medicamentos que ganham fortunas com a dor alheia; cuidai para que o peso dos impostos não recaiam tão forte em cima de quem já não pode nem morrer, quase já não tem amigos nem parentes, vivendo na solidão, sem dinheiro e sem crédito na praça; tornai branda a vida de quem tem que andar de transporte público, sendo desrespeitado e maltratado, não pode ir a cinema, teatro nem museu, mal vivendo sem conforto e sem guarida, carregando dentro de si a obscura realidade de sua pobreza; suavizai o coração dos agiotas e esclarecei a visão do governo para criar o bolsa-remédio, bolsa-viagra, bolsa-bengala, bolsa dominózinho-na-praça, bolsa-netinho, essa para custear as despesas dos netos com TV LCD, computador, tênis caros, cerveja, roupa de grife e o fuminho de cada dia.

Um comentário:

  1. Oi Fábio: Acrescente a sua oração:Santa Edwirges olhai pelos funcionários de salário-minimo que o governo constitucionalista de Getúlio Vargas, criou em 1936, para vigorar a cada 1º de maio. Lula foi antecipando para abril, maio e definitivamente para 1º de janeiro. Na Paraíba a tradição foi quebrada e o ganho deste ano é o mesmo de 2010 (R$510,00). Que Santa Edwirges toque o coração de quem pode fazer voltar a situação anterior, porque com R$30,00 um funcionário compra um bujão de gás. Amém. Um abraço de
    Lourdinha

    ResponderExcluir