segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Contra a inércia e a alienação não basta ter fé na burra de Balaão


Da esquerda para a direita: poeta e subsecretário de Cultura Antonio Costta, ativista cultural Fábio Mozart, agitador cultural Ferreirinha e ex-secretário de Cultura Pedro José.


Nesta foto estão reunidos no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar os quatro caras que pensam, pensaram ou pensarão em pensar políticas públicas de cultura na terra de Otto Cavalcanti e do poeta repentista Biu Salvino. Gostaram da repetição do P na frase anterior? Foi proposital.

Poderíamos ter melhorado ou ajudado a dar uma dinâmica à recém criada Secretaria de Cultura do Município, mas a velha visão politiqueira e rasteira nos mantém afastados. A prefeita dona Dida acumula tanto poder quanto desafetos. Não dá um mínimo de autonomia aos secretários. Imaginem um secretário de cultura num esquema desses! Não tem direito de se autogovernar nem para falar com uma pessoa fora do sistema de poder local. Por exemplo, se meu compadre e amigo Antonio Costta for visto conversando com meu compadre Ferreirinha, dona Dida é sabedora do perigoso fato na mesma hora, e na primeira ocasião cobra e exige fidelidade e vassalagem do poeta. Cauteloso, precisando do emprego, Costta vai levando a situação como pode, esperando ser eleito prefeito de Pilar para se libertar do regime forte de “mãe Dida.”

Ferreirinha, esse está onde sempre esteve: na ofensiva. Um cabra lutador pelos seus direitos e pelos direitos do ser humano, seja ele quem for. Sem constrangimentos, fala o que quer e onde quer, expõe seu pensamento com total coragem. Já a relação com Antonio Costta é muito leve. Zero de disputas. Não gosta de agitação de ideias. É um homem de Deus que entrega a Jeová todos os seus problemas. Acima de dona Dida, só despacha com o Todo Poderoso. Os dois, Dida e Antonio Costta, são cristãos evangélicos pentecostais e preferem acreditar na burrinha do profeta Balaão do que em agitadores e artistas mundanos. Por ser contrária à festa da carne, a prefeita matou por inanição o carnaval de Itabaiana, uma das maiores tradições culturais da terra do mestre Zuza do Zumbi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário