Essa meu compadre Orlando Otávio não sabia. A compositora paraibana Cátia de França fez uma música em homenagem a Itabaiana. A canção faz parte do excelente LP “Vinte palavras ao redor do sol”, lançado em 1979 pela gravadora CBS, aliás, seu primeiro trabalho gravado.
Informa a Wikipédia: “Nascida Catarina Maria de França Carneiro, desde menina aprendeu a dominar instrumentos como o piano, a sanfona e o violão. Mais tarde se interessou pelos acordes da flauta e pela percussão. Foi professora de música por algum tempo, até começar a compor em parceria com o poeta Diógenes Brayner. Participou de festivais de música popular na década de 60, época em que viajou à Europa com um grupo folclórico. De volta ao Brasil, foi para o Rio de Janeiro, onde contatou outros músicos nordestinos, como Zé Ramalho, Elba Ramalho, Amelinha e Sivuca. O primeiro LP solo, 20 Palavras ao Redor do Sol, foi lançado em 1979, com músicas compostas com base em poemas de João Cabral de Melo Neto. Uma música da cantora foi trilha sonora do filme “Cristais de Sangue”, de 1975”.
Em cerca de 40 anos de carreira, Cátia gravou três LPs: Vinte Palavras ao Redor do Sol, Estilhaços e Feliz Demais, e dois CDs: Avatar (com participações de Chico César e Xangai, e Cátia de França canta Pedro Osmar, no qual ela demonstra a força criativa da música paraibana.
ITABAIANA
Rompe o dia num estalo
Hoje é dia de sábado
Dia bom pra se vender
Vamos brincar de partilhar
Itabaiana colorida
Vive o seu dia de feira
De rendas todas enfeitada
Itabaiana desejada ê ê.
Vem gente de toda parte
Itambé, Ingá, Pombal, Pilar
Das bandas de Gurinhém
Vem Cazuza, Totonho e o seu Neném
Perseguindo a boa sorte
Vão tentar tudo vender
Itabaiana colorida
Meus amigos vou rever ê ê.
Fervendo feito panela
Panelada de São João
Itabaiana é só zuada
Riso e muita falação
Um circo armado na cadeia
No jardim da estação
Itabaiana só é bela
No rasgo de um dia de feira ê ê.
A música “Itabaiana”, de Cátia de França, no link abaixo para dowload:
Nenhum comentário:
Postar um comentário