segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Eles cuidam com carinho de sua cultura




Diferente de nossa velha e tradicional Itabaiana, em Areia os administradores da cidade cuidam bem da cultura local. Zelam pela preservação dos valores culturais porque sabem que isso é primordial para o incremento da atividade turística. Pensam cultura no sentido de mostrar a identidade cultural local e formas de preservá-la, ou mesmo resgatá-la. Gestão de política cultural em Areia é levada a sério, não o arremedo de Secretaria de Cultura que temos por aqui, sem nenhum vintém de recursos próprios, sem  estrutura mínima e organização. 

Nesse mundo globalizado, nunca foi tão importante identificar e mostrar as diferenças culturais (étnicas, regionais, de nação, etc), antes não consideradas, mas que agora se impõem. Reconfigurado, o mundo torna-se, por um lado, global; por outro, local. Quem não entender isso, perderá o bonde da história. 

É notório que Itabaiana tem seu potencial turístico, marcado por uma cultura singular. Poucas cidades podem exibir com orgulho nosso rol de artistas consagrados, nossa importância na História do Brasil, nossa cerâmica sem igual e tudo o mais dentro da singularidade contextual dessa região, no coração do vale do Paraíba. Quem sabe, um dia alguém vai abrir os ohos e cuidar bem de nossa cultura, como fazem em Areia e em tantas outras urbes paraibanas.

Um comentário:

  1. Oi Fábio: É verdade. Em Areia a Cultura tem vez. Guardamos nossas tradições com carinho. O que nos tem faltado é ajuda de fora para maior incremento do patrimônio material e espiritual que nos cabe resguardar e divulgar. Como a serra tem atrativos para o Turismo ele está se expandindo na região de nossos maiores. Romeu Lemos está implantando diversos
    entretenimentos, no seu engenho Ipueira, e o que realiza será de grande proveito. Falta a recuperação do hotel, fechado por ordem da Justiça, para não desabar em cima dos transeuntes. Cordialmente Lourdinha

    ResponderExcluir