segunda-feira, 31 de outubro de 2011

No ar, o programa ALÔ COMUNIDADE



Afonso Gadelha compôs canções gravadas por grandes intérpretes da Música Popular Brasileira, como Sivuca, Paulinho Tapajós e Wagner Malta, dos quais foi parceiro. Também teve músicas gravadas por Pepeu Gomes, Quarteto em Cy, Amelinha, Marinês e sua Gente, Maria Creuza e Elba Ramalho, entre outros.

Já disponibilizamos o áudio do programa “Alô comunidade” neste blog.
Alô comunidade, edição nº 20, foi ao ar em 29 de outubro, às 14 horas, pela Rádio Tabajara (1.110 AM).

Um espaço para a diversidade de nossa cultura, vitrine do que se faz e do que acontece no universo das rádios livres e comunitárias.

O programa traz o autêntico coco de roda do nosso litoral e a música de Afonso Gadelha. O DJ Dau mostra seu hip hop de rebeldia e criatividade.

Entrevista com o poeta e músico Gilberto Bastos Jr.


 

Cantiga de Ninar realizará a segunda etapa do curso de cinema em Itabaiana


Oficineiros e membros do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar no primeiro módulo do curso

Já foi confirmada para os dias  3, 4 e 5 de novembro a segunda  etapa do curso de audio visual  promovido pelo Ponto de Cultura Cantiga de Ninar em Itabaiana. O novo módulo, conduzido pelos  produtores Marcelo Quixaba e Dudé Rodrigues, apresentará técnicas de produção e fotografia  de imagem. A formação contará com a participação de representantes de  vários segmentos como SARVAP, Conselho Tutelar, grupo de Hip Hop, Gayrreiros do Vale do Paraíba, Associação Memória Viva, Associação Afro-brasileira Itabaianense, grupo Meninas do Rio  e ainda instituições culturais de outros  municípios  circunvizinhos  como Salgado e Juripiranga. O curso completo  é dividido em quatro módulos  e terá como remate final a produção de um documentário  sobre o " Aboio",  um patrimônio imaterial do município de São José dos Ramos, com a parceria da Universidade Federal da Paraíba. 

Segundo Clévia Paz, coordenadora local, a  realização  deste curso  abrirá  novas  oportunidades para Itabaiana  e região quanto à introdução do audio visual no cenário artístico-cultural da região, podendo  expandir  uma cadeia de  produções cinematográficas e  documentação  de registros do patrimônio material e imaterial  do Vale do Paraíba. O local deste segundo módulo ainda não foi definido.

www.pccn.wordpress.com

Parabéns à Rainha

Meus parabéns à Rádio Comunitária Rainha FM! Que zelem pela objetividade do Programa e que o ponham a serviço da comunidade itabaianense e do seu bem comum. Abraços,

Damião Ramos Cavalcanti

Damião Ramos Cavalcanti, nascido na cidade de Pilar. Passou parte da sua infância em Itabaiana, quando, com seus 11 anos, foi estudar na cidade de João Pessoa, onde reside até hoje. Em 1966, viajou à Itália, onde, em Roma, realizou seus estudos de graduação e pós-graduação em Filosofia; em Paris, posgraduou-se em Sociologia da Educação pela Sorbonne, de 1978 a 1983. Professor da Universidade Federal da Paraíba, desde 1973, onde prestou uma larga folha de serviço como docente e dirigente. Participou da criação da UEPB em Guarabira, da UNIPÊ e da FESP em João Pessoa. Hoje, dedica-se a escrever seus livros, como membro da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB; da Academia Paraibana de Letras - APL; da Academia Paraibana de Cinema - APC; da Associação Paraibana de Imprensa - API e da Academia Paraibana de Filosofia - APF. É advogado, escritor, poeta e cronista.


CURTAS




Estou com tendinite. Não posso escrever muito. Portanto, serei breve.

1 – Louve-se a construção de hegemonia alternativa em Itabaiana, para o qual uma rádio comunitária atuante e democrática é imprescindível.

2 – Sem querer supervalorizar o papel da blogosfera, acho que o blog de Marconi Xavier constitui-se no fator preponderante para as mudanças de que nossa cidade necessita.

3 – Seria um erro subestimar o poder do PMDB em Itabaiana. Seu líder perdeu credibilidade ao longo do tempo, mas o partido segue fortíssimo com o carisma da própria sigla partidária. Pena que essa corrente não tenha discernimento para pensar um projeto de cidade mais moderna e avançada.

4 – As elites provincianas locais precisam entender que hoje em dia é necessário montar um projeto de poder buscando incluir os de baixo, mesmo de forma subalternizada, mas sem muito clientelismo.

5 – Uma rádio comunitária inteligente e criativa é possível. Temos gente qualificada. Basta ter coragem para incluir nossos valores humanos nas produções da emissora.

6 – Dentro de uma rádio popular, tem que ter espaço para a reflexão crítica. Esperamos que a nossa Rádio Comunitária Rainha se junte à mídia combativa para ajudar a mudar o atual cenário político, social e cultural de Itabaiana.

domingo, 30 de outubro de 2011

Comunitária Rainha FM terá novos comunicadores a partir desta segunda-feira


A Rádio Comunitária Rainha FM, de Itabaiana/PB, que transmite na frequência 87,9 MHZ, inaugura nova grade de programação a partir desta segunda-feira (31), com destaque para o programa jornalístico das 11:30h, ancorado pelos comunicadores Adailton Macário (foto), Josemar Tavares e Valmir Camilo. O trio promete um programa com muita polêmica, o que, a princípio, é novidade na emissora comunitária de Itabaiana, sempre comedida no que se refere aos assuntos ligados aos problemas locais.

Para alguns observadores da mídia local, o jornalismo que será praticado pela Rádio Rainha será essencialmente político, com viés oposicionista. Para outros, será uma abertura de visão proposta pela sociedade através de um jornalismo participativo e democrático. O novo noticiário deverá ter espaço para a denúncia, que deverá ser a alma do programa, até mesmo para fazer o contraponto com a rádio comercial que opera na cidade, pertencente ao Sistema Correio de Comunicação, “que deixou de ser a ponte entre a comunidade e as autoridades quando parou de botar o povo para falar”, revela uma fonte local.

Comenta-se que a Rádio Comunitária Rainha está se preparando para oferecer mecanismos à integração da comunidade, levando a rádio para cada bairro da cidade para receber as reivindicações e sugestões dos moradores.

O blog da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares comentará a nova programação da co-irmã amanhã, dia 01 de novembro.

A Rádio Comunitária Rainha FM, de Itabaiana/PB, pode ser sintonizada pela internet através do site: http://www.radio87rainhafm.com/


No dia dos funcionários, dei expediente no Bar de Zé


Eu e meu compadre Silvestre, motorista do Ministério da Saúde que adverte: tomar cerveja sozinho é prejudicial à saúde.

Aproveitei pra rever meu compadre Silvestre no Bar de Zé. Concedi audiência a diversos mandatários do reino da pinga pura, destilados e fermentados. Cometi alguns excessos sociais, dando mais atenção a uns do que a outros. Meu compadre Silvestre viajou do bairro Cristo Redentor até Jaguaribe na sua bicicletinha, só para me dar um abraço, sabedor de que eu estava de volta. Depois de distribuir propinas a alguns bebinhos, Silvestre pediu votos para o futuro vereador Santino, morador do bairro, candidato que já recebeu de graça o slogan da campanha: “Dos males, o menor...”, contribuição de Anco Márcio. Santino tem menos de um metro de altura. Mas o nosso Santino não tem má formação genética. Isso fica para o petista Luciano Cartaxo, segundo comentário do seu colega de partido, Luiz Couto.

Nessa ofensiva que fiz ao bar de Zé, levei o poeta Gilberto Júnior, sujeito que cresceu na estima dos agregados do bar ao confessar que gosta de beber Marimbondo de Fogo com molho especial de caldo refogado e feijão verde com maxixe. Esse inseto himenóptero é a melhor marca de cachaça da Paraíba do Norte e título de livro de famoso oligarca.

Nesse dia dos funcionários, também foi muito comentada nas melhores mesas do Bar de Zé a promessa do deputado Toinho do Sopão de levar sua famosa sopa de ossos para o Centro Administrativo aqui em Jaguaribe, “para matar a fome dos funcionários públicos”, segundo Toinho. "Na minha mão o prato de sopa sai a R$ 0,60, incluindo mão de obra, o pão, a verdura da melhor qualidade e o mocotó novinho. É fantástico esse trabalho e pretendo implantar um carrinho no Centro Administrativo, pois muita gente passa fome lá. Muitos universitários também passam fome, por isso pretendo levar a sopa também para a UFPB”, ameaçou Toinho.

POEMA DE DOMINGO




O MENINO GUERRILHEIRO

Fábio Mozart

Antes de se tornar guerrilheiro
o menino da Nicarágua lutou
contra o tanque
contra o fuzil
contra a tirania.
Depois de guerrilheiro
o menino da Nicarágua luta
contra os padrastos do Norte
contra o desnível econômico
contra os critérios do “mundo livre”.
Ele gosta do “Che”
e o seu combate sandinista
é um combate-travessia
é um combate franco-atirador
que fecha lenta e gradualmente
as feridas de sua aldeia.
Um dia haverá uma reunião
na choupana pobre e ainda guerrilheira
e o menino da Nicarágua
rodeado do orgulho das mulheres
massacrado pela guarda internacional
nas fronteiras do bairro e
nas fronteiras do mundo ainda “livre”
mas ele apontará para o amanhecer
porque todo cidadão é responsável
e emocionalmente criança
pra sustentar a bandeira da esperança.

sábado, 29 de outubro de 2011

Modelo de pavimentação urbana




 Errar é humano; permanecer no erro é paraibano.

Papo de mesa de bar




Eu e o poeta Gilberto Bastos Jr. tomando umas frias no bar do Zé e conversando. Na pauta, anti-música, anti-burguesia, anti-falsidade ideológica e outras falsidades. Mudando de assunto, falou-se sobre futebol, política, poesia e rádio comunitária. Morremos de rir, morremos de raiva e morremos de saudade de algumas coisinhas que ficaram para trás e que só nossa geração viveu.

A conversa vai vazar hoje no programa “Alô Comunidade”, na Rádio Tabajara (1.110 AM), às 14 horas. Além da mesa do bar, tem a música de Mestre Biu Baixinho do coco de roda de Cabedelo, o hip hop do DJ Dau e a sonoridade sertaneja de Afonso Gadelha.

“Alô Comunidade” já é um dos programas mais ouvidos da programação da nossa querida Rádio Tabajara AM, a mais antiga da Paraíba. O programa tem a participação de Adriana Felizardo, comando e a direção geral do nosso compadre Dalmo Oliveira.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011





MORREU CHICO CORRETOR

Ex-vereador de Mari, Chico Corretor era um político que vivia de transportar doentes para os hospitais de João Pessoa. Com isso ganhava votos. Foi vereador por três mandatos. Nesta quinta-feira (27), ele próprio foi transportado para o Hospital do Trauma, onde faleceu por problemas cardíacos.

MAL NA FITA (1)

O prefeito Jota Júnior teve a pior avaliação entre os prefeitos das maiores cidades da Paraíba. Mais de 89% dos moradores de Bayeux desaprovam sua administração.

MAL NA FITA (2)

Zé Régis, de Cabedelo, foi o segundo mais ruim. Os cabedelenses (80,27%) acham que sua administração é péssima. 

BOA AVALIAÇÃO

O prefeito de Cajazeiras foi o melhor avaliado. A pesquisa mostra que 61,9% dos seus munícipes aprovam sua administração.

NO VALE

Aqui no Vale do Paraíba, a Tribuna do Vale quer saber: você aprova ou desaprova a administração do seu prefeito? A enquete será feita em novembro.

ENTREVISTA (1)

A prefeita Eurídice (Dida) concedeu entrevista ao rádio, em Itabaiana. Estava indo bem, até que um ouvinte ligou e foi deselegante: “Dona Dida, a senhora com mais de oitenta anos e não tem vergonha de mentir no rádio.” 

ENTREVISTA (2)

Dona Dida chamou o ouvinte de bandido. Esse ouvinte se identificou como “Cara Larga”. É a oposição que se tem em Itabaiana, terra sem quase nenhuma dignidade política.

SOFRIMENTO

O pré-candidato a prefeito de Itabaiana, Zé Ramos, foi visto animando a garotada numa festa infantil no bairro proletário do Açude das Pedras. É como diz Jessier Quirino: o candidato sofre! Desde pegar menino cagado nos braços até aguentar suvaqueira e bafo de cachaça de eleitor feladaputista. 

LEITOR

O leitor Ronildo Andrade manda dizer pelo e-mail: “Li o livro Biu Pacatuba, adorei! Só você, Fábio, resgata a história dos nossos verdadeiros heróis, valorosos companheiros esquecidos. A história só fala dos vencedores e não dos vencidos.”

EMPREGOS

O prefeito de Sapé, João Clemente Neto, inaugurou a pedra fundamental do Shopping Havilá Open Mall, empreendimento que promete mais de mil empregos diretos. “Estamos formando parcerias com o Sebrae, Senai, Sesc e outras entidades para capacitar e qualificar nossa gente”, disse o prefeito. Exemplo de que, quando se quer, se faz. Em Itabaiana, nosso povo fica só na expectativa de receber migalhas de empregos temporários e mal pagos de prefeitura.

RESERVA DE MERCADO
STF decide que músico não precisa de registro para exercer profissão. Já advogado, tem que ter o aval da OAB, além do diploma. Uma excrescência.
CONTRA CORRUPÇÃO
A Transparência Brasil é a única organização não governamental brasileira dedicada exclusivamente a combater a corrupção. Está divulgando uma cartilha a respeito da corrupção no Brasil, ensinando como combater a roubalheira. No endereçowww.transparencia.org.br/docs/Cartilha.html

BIBLIOTECA

No dia 9 de outubro de 2009, a prefeita de Itabaiana, dona Eurídice, prometeu construir em convênio com o governo federal, a nova Biblioteca Pública Municipal, “que ficará por traz do telecentro, e será com certeza uma obra de primeiro mundo, com tudo que há de mais moderno, toda climatizada, com uma ampla sala de leitura.” Dois anos depois, a biblioteca se junta à longa lista de mentiras oficiais. 

MESTRE BENEDITO

No meu programa “Alô comunidade” deste sábado (29) na Rádio Tabajara (1.110 AM), Mestre Benedito de Cabedelo vai tocar seu coco de roda e o poeta Gilberto Bastos Jr. tocará sua guitarra percussiva com os acordes mais que dissonantes da anti-música. Quem quiser saber o que diabo vem a ser isso, é só sintonizar. O programa vai ao ar às 14 horas. Perdendo a hora, pode ouvir depois no meu blog: www.fabiomozart.blogspot.com

ALÔ MEU POVO!

Alô de bom sabor para Luciano cozinheiro de Itabaiana, alô caloroso para Josiel Barriga de Mel, alô ardiloso para meu compadre Ferreirinha, alô fraternal para meu irmão Sósthenes, alô franco e honesto para Durval Leal do áudio visual, alô radiofônico para Gil Costa, alô receptor para meu compadre Célio Alves e alô legislativo para Ubiratan Correia.



 

O QUE ESTOU LENDO



Minha razão de viver – Samuel Wainer

Autobiografia de Samuel Wainer, jornalista. Samuel teve uma infância muito difícil, seus pais tinham oito filhos. Sofriam vários problemas financeiros. Às vezes, faltava comida, mas como sua mãe era muito esforçada, fazia de tudo para contornar a situação. Nasceu em Bessarábia, na Rússia, e aos dois anos veio para o Brasil, onde morou no Bom Retiro, São Paulo.

Getúlio Vargas influenciou Wainer a fazer um jornal, e foi daí que surgiu o Última Hora, onde encontrara sua razão de viver. Fez do jornal um dos grandes renovadores da linguagem da imprensa brasileira, graças às suas reportagens escritas com malícia e ironia. O jornal saiu pela primeira vez em 1951, e foi um dos maiores fracassos de sua vida. Teve uma época em que o jornal melhorou, e aí criaram um jornal no Rio de Janeiro. Depois de sofrer várias pressões de seus inimigos, o Última Hora foi vendido para Maurício Alencar, responsável pelo Correio da Manhã (era a marca mais valiosa da imprensa brasileira) e a partir de 1972, o jornal já não o pertencia mais devido a falta de recursos para rodá-lo.
 
Ao longo de sua vida jornalística, passou por muitas dificuldades. Foi preso, mandado para fora do país, voltou; fez amigos, porém, muitos inimigos. Conheceu pessoas que jamais poderia conhecer se não tivesse escolhido este caminho, entre eles: Getúlio Vargas, Juscelino Kubitscheck, Assis Chateaubriand, Carlos Lacerda e Luís Carlos Prestes.

Samuel descreve pequenas e grandes derrotas, pecados maiores e menores, com uma sinceridade desconcertante. (Resenha do livro)

SENHORES DA GUERRA

Samuel Wainer editava a revista Diretrizes durante o Estado Novo, sob rigorosa censura. Na época, o Exército estava dividido entre o grupo inspirado em Benjamim Constant, mais pacifista, e outro que se espelhava no Marechal Deodoro da Fonseca, a linha dura. A revista Diretrizes botou na capa a foto de Benjamim Constant. Samuel foi chamado ao Ministério da Guerra, onde o Major Afonso de Carvalho foi taxativo:

--- Essa revista não vai sair porque vocês são traidores da pátria. Benjamim Constant é um pacifista, e isso é imperdoável. Um Exército não pode ser pacifista, disse o Major fascista.

É A PUTA QUE PARIU!

Um dia, Carlos Lacerda chamou Samuel Wainer de Assis Chateaubriand. “Chateaubriand é a puta que o pariu!”, explodiu Wainer, porquer para ele, ser comparado ao chefão dos Diários Associados era uma degradação. Depois, trabalhou para o mesmo Assis.

PRECONCEITO CONTRA NORDESTINOS

Samuel Wainer, por ser judeu, sofreu muito preconceito. Mas destilava também seus pecados nessa seara. Ele dizia que Assis Chatreaubriand não era generoso. “O homem do Nordeste é valente e hospitaleiro, mas não é generoso”, afirmava. Chatô “não conseguia viver sem humilhar os que lhe eram próximos, incluindo a família,” escreveu Wainer.

ENGOLINDO SAPOS

A figura de Getúlio Vargas vista por Samuel Wainer remete ao perfil de qualquer político engolidor de sapos. “O antigo ditador nunca teve amigos nem inimigos. Vargas era um animal político destituído de emotividade, não tinha reminiscências, não tinha idiossincracias. Vargas não perdoa, mas esquece.”

HONESTO 

Getúlio Vargas era um homem honesto, confirma Wainer. “Os próprios adversários reconheciam sua honradez pessoal. Nenhum outro homem público foi tão combatido na História do Brasil, e jamais provaram um deslize de Getúlio, apesar da campanha oposicionista de toda a imprensa.”

 

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O tráfico está adotando a juventude


Eu e a Conselheira Tutelar Débora Lins. Ela, exemplo de dedicação social

Tenho uma amiga que é Conselheira Tutelar, vivendo nos campos minados das periferias de uma cidadezinha, acompanhando o drama de crianças e adolescentes decaídos no abismo das drogas.  Os entorpecentes estão transformando a cidadezinha numa cracolândia. Uma nova droga de alta concentração e intensidade é lançada no mercado negro do tráfico, logo chega à cidadezinha, com seus fatais resultados.

Essa minha amiga vive aflita com a realidade das ruas de sua cidade. Ela se doa, faz praticamente milagres para atender às ocorrências, mas falta o mínimo de estrutura. Não existe uma casa de passagem para crianças em estado de risco social. O atendimento dos direitos da criança e do adolescente na cidade carece de ações articuladas. Por mais que os conselheiros busquem um tratamento com dignidade e respeito à liberdade e à convivência familiar e comunitária, inexiste estrutura para implementar qualquer tipo de programa, seja na área da assistência social ou na prevenção e atendimento médico e psico-social aos jovens vítimas das drogas.

Eu acho que esse é o grande e urgente tema de discussão na cidade, porque é um problema que atinge todas as camadas sociais e principalmente ao nosso grande capital que é a população jovem. Os gestores das políticas públicas, os pretensos candidatos a prefeito e vereador, que já se enfrentam nas costumeiras fofocas e briguinhas paroquiais, deveriam centrar foco nessa questão. 

Minha amiga já anda quase perdendo a esperança. A sociedade não ouve os gritos de alerta dos conselheiros tutelares, esses heróis modernos que enfrentam a imensa pressão psicológica que se estabelece com o consumo de drogas entre crianças e adolescentes. Eles, os conselheiros, se vêm sozinhos nessa guerra, tentando combater a cultura da violência que existe na falta de controle na compra de drogas lícitas, no mercado de drogas ilícitas que recruta sutil e irremediavelmente os meninos e meninas.


A violência é a lógica e a cultura vigente. Nos finais de semana, basta você andar pelas ruas principais da cidadezinha e ver os inúmeros bares com suas músicas em alto volume e as dezenas de jovens consumindo álcool e tabaco. Falta opção para a demanda de lazer do povo. A prefeita, que não reside na cidade, acho que em nenhum momento pensa ou escuta esse grito de alerta dos conselheiros tutelares. O consumo de drogas não é uma doença, mas um sintoma dizendo: alguma coisa está muitíssimo errada em nossa sociedade. A começar por gestores públicos descomprometidos com as soluções mínimas para problema tão crucial.

Sou grato a essa minha amiga, que vocês já devem saber de quem se trata, pela sensibilidade ao perceber o sofrimento do “outro” e dedicar sua vida ao resgate dos direitos violados da infância.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011





LEITORA DO CORDEL

“Fábio Mozart: ‘BIU PACATUBA - UM HERÓI DO NOSSO TEMPO’, um cordel muito bem escrito que me oportunizou conhecer a história desse homem de coragem, Biu de Pacatuba. Obrigada por compartilhar. Abraço fraterno. Aglaure Corrêa Martins, natural de João Pessoa, fisioterapeuta graduada e pós graduada pela Universidade Federal da Paraíba.”

SEX SHOP GOSPEL

"Para os casais que gostariam de dar uma apimentada na relação, mas uma sensação de culpa sempre prejudicou novas empreitadas sexuais, surge uma nova solução: brinquedos sexuais cristãos.A nova empreitada, responsável pelo crescimento de dois sex shops online nos Estados Unidos, é a prova de que no mercado erótico há espaço para todos.

ANTONIO CARLOS

De Efigênio Moura: “É o PMDB que sustenta Antônio Carlos, que lhe dá a feira, os carros novos, os apartamentos, a oportunidade de negociações politicas, que paga suas contas (ops, desculpe... Paga não!). Não fosse o PMDB, Antônio Carlos trabalhava. Antônio Carlos é usuário-mor do PMDB de Itabaiana.”

SER HOMEM

“Antigamente ser homem era sinônimo de honradez, honestidade e integridade. Hoje ninguém liga de ser chamado de ladrão, e desonestidade é sinônimo de esperteza.” (Daniel Targino, jornalista)

REDAÇÃO DO ENEM

Enem teve redação com o tema “viver em rede no século 21. REDAÇÃO DO SONSINHO: “O sujeito que vive dormindo numa rede é quem vai mudar o mundo, porque os outros não têm tempo. Renda-se aos apelos da preguiça e ganhe qualidade de vida. Deitado no fundo de uma rede velha é a melhor forma de atravessar o século 21. O grande negócio é virar baiano, encarnar Dorival Caymmi.” 

SEM RESPOSTAS

O jornal Correio da Paraíba de 16/10/2001 publicou matéria informando que o município de Itabaiana tem saldo em caixa no valor de R$ 1.791.724,74.
O jornal Tribuna do Vale indagou da prefeita Eurídice: “A Prefeitura confirma esses valores? Se positivo, essa saldo vai ser aplicado em que áreas? Esses recursos são oriundos de que fontes? Quais as obras planejadas para 2012 em seu município?”  Não se obteve respostas.

LOURDINHA LUNA

A escritora e pesquisadora Lourdinha Luna, que durante anos foi secretária particular e confidente do Ministro José Américo, promete contar tudo o que aconteceu nos bastidores da eleição indireta que colocou Tarcísio Burity no Governo da Paraíba durante o regime militar, no livro “Na varanda do Cabo Branco”, que deverá ser lançado em janeiro de 2012.

SAMUEL WAINER

Estou lendo o livro “Minha razão de viver”, autobiografia de Samuel Wainer, jornalista que foi “uma das maiores figuras intelectuais do Brasil”, segundo Jorge Amado. Ele fundou o jornal carioca “Última Hora”. Nasceu numa região chamada Bessarábia, Europa Oriental, e chegou ao Brasil com seis anos de idade. O livro é um clássico da autobiografia.

DO LIVRO DE SOLHA (1)

Acabei de ler o novo romance de W.J.Solha, “Arkáditch”, dado e passado na cidade de João Pessoa durante o impeachment de Collor. Uma das ideias do autor: “Os dois produtos mais conhecidos no universo neonazista emergente do neoliberalismo são Jesus Cristo e Coca-Cola. Quais os seus slogans? Deus eterno, Coca-Cola sempre! Isso infernalmente repetido.”

DO LIVRO DE SOLHA (2)

Outra sacação digna de registro: “Todo homem tem seu preço. Cabe-nos criar um sistema que coíba esse impulso latrocida.”

DO LIVRO DE SOLHA (3)

Sobre a felicidade: “Felicidade consiste em prosperar, não em ter prosperado. Felicidade é relativa, fruto de um passo à frente, um progresso, um ganho.”

SOBRE AS MULHERES

“O mundo, para as mulheres, é um teatro. Vejam como elas jamais saem sem batom, ruge, rímel, jóias, perfumes, meias, sutiãs, - o disfarce completo. Toda mulher é uma atriz. Depois, matriz. Na pior das hipóteses, meretriz.” (W.J.Solha)

VESTINDO SAIA

Deu no rádio, no programa Paraíba Notícia (Miramar FM): ouvinte garantiu que o deputado federal Manoel Júnior prometeu vestir uma saia e sair na rua se Cássio assumir o cargo de Senador. A promessa foi feita no ano passado em Pedras de Fogo. O ouvinte espera que o deputado cumpra a promessa, dispondo-se a ceder uma peça do vestuário de sua tia.

ALÔ E AXÉ

Para Zoraida Arruda, filha de Zé Medeiros do cinema em Itabaiana, ele que tem o mesmo nome da personagem principal do livro de W.J.Solha, também cinéfilo. Para Marcos Veloso, que é cineasta iniciante, Jacinto Moreno, cineasta maduro, Torquato Joel, mestre das imagens e movimentos, Alex do Hip Hop, Alê da Guerra, também do Hip Hop, Mestre Charles do Boi, meu vizinho em Jaguaribe, Jocemir Paulino, filho de Zé Paulino, o maior jogador de futebol da história de Itabaiana. Alô e Axé também para Glauco Fonseca do Banco do Brasil, Cristiano da Farmácia e Magaly Medeiros.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Charlie Brown, quem diria, acabou no Boi de Reis




Ele é mestre de Reisado, Cavalo Marinho, Bumba-meu-boi e ciranda. Toca rabeca, pandeiro, ganzá e reco-reco. É ventríloquo e interpreta as 76 figuras do Cavalo Marinho. O nome da fera: Charles Brown, ou Mestre Brown. Com cara de astro de rock americano e nome de cantor gringo, Charles Aníbal Brandão, mais conhecido como Mestre Brown, é um artista popular por excelência. Seu fazer cultural se vale de vários elementos da cultura popular nordestina. É um trabalho muito peculiar, em que explora o lado cômico da dança com as bonecas "Nêga Maluca” e "Severina Carrapicho” e entoa toadas de sua autoria.

Morador do Jardim Glória, no bairro de Jaguaribe, meu vizinho parede-meia, Mestre Brown é conhecido pelo seu carro, em cujo capô instalou um boi adquirido do mestre João, do Bairro dos Novais, e com o qual circula desenvolvendo trabalhos educativos com crianças de rua. 

Mestre Brown será meu entrevistado no programa “Alô Comunidade”, no próximo sábado, às 14h, na Rádio Tabajara da Paraíba (1.110 AM).

Timbaúba dos Mocós

Morro do Cruzeiro (Timbaúba/PE)

Praça Carlos Lyra nos anos 1950.

Nasci nesta bela cidade na Zona da Mata Setentrional de Pernambuco, fronteira com a Paraíba. O lugar tem o nome de Timbaúba, sede do Município com os distritos de Cruanji e Livramento de Tiúma, além dos povoados Catucá e Queimadas. 

Botei a cara no mundo na Rua do Sapo, estrategicamente localizada na beira do Rio Capibaribe Mirim, também conhecido como Rio das Capivaras. Nunca aprendi a nadar. Quase morri afogado no rio quando tinha sete anos.
Minha cidadezinha produzia rede de dormir e sapatos. Na cidade, quem não era redeiro, fatalmente ganhava a vida como sapateiro. Meu pai, um sujeito excepcional, era gráfico. 

Eu aprendi a gostar do Estudantes Futebol Clube, rival da Juventude Esportiva Timbaubense. Vi um filme pela primeira vez no Cine Avenida. Adorava a Banda Musical Pé de Cará desfilando pelas ruas. Fiquei deslumbrado com a magia do teatro no velho Cacareco, o Cine-Teatro Recreio Benjamim. 

Minhas referências de vida, que pode ser dividida em quatro períodos: Timbaúba, Itabaiana, Mari e João Pessoa. 

Lembranças simples de uma cidade modesta que influenciam a vida da gente.
Luiz Marinho é meu conterrâneo mais ilustre. Um dos maiorais do teatro pernambucano. Autor das peças “Um sábado em Trinta” e “Viva o Cordão Encarnado”, ganhador do prêmio Moliérè de melhor autor em 1975.

“Timbaúba dos mocós, do português dono de tudo – das terras, da igreja e dos trabalhadores, dono até mesmo da vontade deles, mas nunca dono de seus pensamentos”. (Trecho do discurso de Luiz Marinho, quando da sua posse na Academia Pernambucana de Letras.)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DE UM SITE PORTUGUÊS

DUELO DE BANJOS

 

O filme "Amargo Pesadelo" estava a ser rodado no interior dos Estados Unidos.

O director fez uma paragem num posto de gasolina nos confins do mundo, onde aconteceria uma cena entre vários actores contracenando com o proprietário do posto onde ele também morava com sua mulher e filho.
Este último, autista, nunca saia do terreno da casa.

A equipa parou no posto de gasolina para abastecer e aconteceu a cena mais marcante que o director teve a felicidade de encaixar no filme.

Num dos cortes para refazer a cena do abastecimento, um dos actores que sendo músico andava sempre acompanhado do seu instrumento de cordas aproveitando o intervalo da gravação e já tendo percebido a presença de um garoto que dedilhava um banjo na varanda da casa aproximou-se e começou a repetir a sequência musical do garoto.

Como houve uma 'resposta musical" por parte do garoto, o director captou a importância da cena e mandou filmar.
O resto pode-se ver no vídeo.

Atentem para alguns detalhes:
- O garoto é verdadeiramente um autista;
- Ele não estava nos planos do filme;
- A alegria do pai curtindo o duelo dos banjos... dançando;
- A felicidade da mãe captada numa janela da casa; e
- A reacção autêntica de um autista quando o actor músico quer cumprimentá-lo.

Vale a pena o duelo, a beleza do momento e, mais que tudo, a alegria do garoto.

A sua expressão. No início está distante, mas, à medida que toca o seu banjo, ele cresce com a música e vai deixando-se levar por ela, até transformar a sua expressão num sorriso contagiante, transmitindo a todos a sua alegria.

A alegria de um autista, que é resgatada por alguns momentos, graças a um violão forasteiro.
O garoto brilha, cresce e exibe o sorriso preso nas dobras da sua deficiência, que a magia da música traz à superfície.

Depois, ele volta para dentro de si, deixando a sua parcela de beleza eternizada "por acaso" no filme "Amargo Pesadelo" (Ano: 1972).



Mário Oliveira2 comentários

 

Estrelinha, um artista de rua



Faço aqui o registro de manifestação espontânea da cultura popular de arte de rua. Esse palhaço ventríloquo chama-se Estrelinha, faz ponto no contorno do conjunto Ernesto Geisel, em João Pessoa.


Estrelinha jamais vai botar as mãos na grana através da Lei Rouanet ou de qualquer fundo de apoio cultural. Vive de contribuições dos motoristas que passam no contorno.

Estrelinha foge aos padrões do artista que faz parte da elite. Ele não está ali pra competir com ninguém, apenas distribuir sua alegria em troca de algumas moedinhas. Vive disso com muita dignidade. Uns observam, outros absorvem a arte de Estrelinha. Uma piada singela do palhaço, sua alegria simples espalha benefício moral, aumentando um pouco, de alguma forma, a baixa esperança no ser humano.

O humor pastelão e brincalhão do palhaço Estrelinha é digno de atenção. A maioria das pessoas não dá valor ao palhaço. É um preconceito formado. É até ofensa chamar o oponente de palhaço. Mas essa arte é mais profunda do que imaginamos. Palhaço é muito mais do que pintar a cara e fazer palhaçada. 

Disseminar alegria é um ato de amor à humanidade.

Reflexões tortas para segunda-feira




O garoto que puxa sua maria-fumaça de brinquedo e pára, estupefato, ante outro, pobre, que arrasta um vagão cargueiro de verdade. A pintura surrealista de Pavel Kuczynski não esconde sua preocupação social. Mas, refletindo sobre as contradições da natureza humana, vemos, no quadro, o menino do trenzinho que inveja o brinquedo real do outro. Por sua vez, o garoto “locomotiva” gostaria de brincar com um trem “maneiro".
 
Passei pelo palhaço de rua e me deu desgosto por não estar no seu lugar, fazendo graça com seu boneco, dizendo bobagens ao léu, sem se importar se alguém ouviu, apenas pelo prazer de ser um idiota feliz. Quem sabe se o palhaço, aborrecido e enfastiado com seu papel, não me viu como objeto de sua inveja, eu no meu carrão popular 1999? 

Muita gente quer encontrar um caminho para sua vida conforme a realidade dos outros. Conflitos que nos causam mal-estar, às vezes desajustamento, pensamentos doentios. Olhe para a vida do filho do magnata, que tem tudo e não precisa de nada. Emocional e racionalmente, o cara não tem preparo para essa maratona que é a vida. Ele não enfrenta parada alguma porque não está preparado. “A vida é para quem topa qualquer parada e não pra quem pára em qualquer topada”, raciocinou o grande Bob Marley. 

Na minha curta filosofia de botequim, acho que o que dá sentido à vida é a linguagem e o trabalho. Através da comunicação e do trampo, a humanidade conhece, modifica e dá sentido ao mundo, significando o seu universo particular, seu ambiente próprio onde vive. “Não existe periferia, o centro é onde você está”, na lógica de outro pensador do qual esqueci o nome. 

Fechando, vai a resposta do Dalai Lama a quem lhe indagou: “O que mais te surpreende na humanidade?” Respondeu:  "Os Homens... porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido."

domingo, 23 de outubro de 2011

“Alô comunidade” falou de teatro, cinema e doenças hereditárias

O velho Leão ao lado de Zuma Nunes, Dalmo Oliveira e Adriana Felizardo. Em pé, Marcos Veloso e Jacinto Moreno, no programa Alô Comunidade, na Rádio Tabajara da Paraíba

Programa anarquista é assim mesmo: nunca sai como foi programado. O anti-músico Gilberto Bastos faltou, mas conversamos com Zuma e Jacinto Moreno. O primeiro, Zuma Nunes, da Associação Paraibana dos Portadores de Anemias Hereditárias, destacou o trabalho de sua entidade no conjunto das políticas de saúde pública. O Jacinto contou sua vida de artista de teatro e cinema, e como está produzindo seu novo filme sobre alcoolismo, a custo zero.

A parte musical teve Paulo Ró e Jocca Jr., músico e publicitário de João Pessoa, com seus blues de alto nível.


A gravação do programa de sábado (22) zebrou, deu águia. Fico devendo o link neste blog. A comunicação hoje está integrada na internet que tem alcance mundial. Foi com esse espírito que resolvemos produzir este programa semanal sobre comunicação alternativa na Rádio Tabajara AM. Mas sempre tem as limitações técnicas, de pessoal e tudo o mais.  


Ainda não chegamos lá, mas o objetivo é fazer um programa diferente, porque uma pergunta não quer calar entre nós: o que justifica uma pessoa ouvir nosso programa em uma estação de rádio AM ou gastar impulso telefônico e horas de Internet, para ouvir um som de qualidade inferior ao de uma rádio FM? A resposta sempre tem sido: "…fazer um rádio alternativo, com informações que as pessoas só encontrarão aqui, com músicas que só tocam nesse programa." 


Devagar, o projeto vai juntando pessoas nas funções de diretor, produtor, programador, dj, locutores, repórter, redatores. Resta construir a identidade do programa. Para isso, as rádios comunitárias são imprescindíveis, porque a ideia é fazer um mosaico com as comunitárias que estão no ar, aqui na Paraíba.

POESIA DE DOMINGO


Deixa-me penetrar tua órbita

Se baixares a guarda do teu pejo
Dando vazo ao universo do desejo

Se por fim desfaleces seminua
Numa cama/divã que perpetua

O caráter lascivo e amoroso
Da mulher, fêmea livre em pleno gozo

Se a Vênus se junta Escorpião
Num amplexo de sexo e paixão

Se os segredos dos teus lábios cerrados
Surgem livres e desavergonhados

A delícia venérea restitua
Castidade no cérebro que é tua

Perversão fatal e sem prudência
Suprimindo pudor e indecência.

F. Mozart

Ficção sobre violência contra a mulher será primeiro filme de Marcos Veloso



Marcos Veloso
Mais um filme relacionando com a Lei Maria da Penha vai ser produzido na Paraíba. É sobre violência doméstica o curta do estreante Marcos Veloso que tem o título de “Mal-me-quer, bem-me-quer”, a ser rodado em novembro próximo. “O vídeo tem um final surpreendente”, adianta Marcos Veloso, que vai dirigir e produzir, sendo também o autor do roteiro.

Com duração de 15 minutos, a obra terá participação de Adriana Felizardo, Normando Reis e Jacinto Moreno. Sem nenhum apoio à vista, o diretor Veloso espera a abertura de Edital da Secretaria de Cultura para tentar viabilizar projeto que ajude a finalizar o filme. Por enquanto, a produção recebe ajuda do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar que disponibilizará os equipamentos básicos, e da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares para edição e apoio logístico. 

O curta retrata o resultado de um longo tempo de convivência doméstica de um casal, quando em determinado momento a violência irrompe, de todas as formas. “Tratamos da violência em todas suas faces: física, sexual, patrimonial e moral”, disse Marcos Veloso.


sábado, 22 de outubro de 2011

Hoje às 14 horas tem “Alô Comunidade” ao vivo na Rádio Tabajara da Paraíba

Gilberto Bastos Júnior e sua guitarra percussiva (esq.)

O programa fala principalmente de assuntos ligados ao movimento de rádios livres e comunitárias na Paraíba, no Brasil e pelo mundo afora. O programa de hoje vai tentar conversar com um cara muito doido, o homem da banda de um homem só, o anti-músico e poeta maldito Gilberto Bastos Júnior.

Gilberto Bastos é artista exclusivo da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares. O “anti-músico” só toca sua “anti-música” na rádio que é anti-comercial.

Durante o programa, sortearemos uma bonita camisa promocional do “Alô comunidade” com os ouvintes que ligarem para o celular 8897.1340.

Como escutar o Programa

Sintonize na Rádio Tabajara da Paraíba (1.110 AM) Ou direto no site da rádio: http://www.radiotabajara.pb.gov.br/radio/am.html


Escutar a gravação do programa nos blogs:



APRESENTAÇÃO: Dalmo Oliveira, Fábio Mozart, Marcos Veloso e Adriana Felizardo.

REPORTAGEM: Fabiana Veloso.

SONOPLASTIA: Marcelo Ricardo.