segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sobre o chopingue de Mangabeira




O jornal OLHOS ABERTOS andou conversando com alguns moradores de Mangabeira sobre o Shopping que estão construindo na estrada da Penha, perto de Mangabeira VII. Antes, foi ver nas folhas locais, jornais de bairro que proliferam pela periferia geral, e anotou as grafias da palavra inglesa “shopping”, que em tradução livre quer dizer feirinha moderninha pra arrochar no rabo de classe média besta. Uns escrevem shopingue, outros acham que é chopingue mesmo. Chamado para tirar a dúvida, o professor Astromar foi taxativo:

--- Dá-se os causos: se o recalcitrante é do time de Hervázio Bezerra, o nome é xopingue, mas se for da turma de Gervazinho Maia, escreve chopingue. Mas isso não infrói nem contribói para as epidermes da vida, e asta logo.

A verdade verdadeira é que o Shopping Mangabeira está sendo erguido, para honra e glória da sociedade consumista periférica. O jornal pediu a opinião do povo. Dona Josefa cabeleireira disse que está adorando, pois afinal de contas Mangabeira estava precisando mesmo de um centro de compras porque o mercado está ficando pequeno. Zeca Boca de Bacia também está entusiasmado com o shopping, porque agora ele vai poder comer tapioca de coco, sabor leite condensado, goiabada, morango, chocolate, banana, mel, mussarela e calda de uva pagando apenas dez reais, mas com segurança e ar condicionado, em vez de pagar dois reais em dona Chiquinha, com aquele calor da porra e aqueles fregueses com cara de pobre fedendo a macaco morto de tapa. 

A menina moça Karoline Silva Sousa disse que agora sim, vai poder arrumar um namorado de classe só pra poder andar com seu modelito amarelo diarréia de mãos dadas no shopping lotado e dificultar a passagem dos outros. “Vou deixar de me misturar com essa gentalha”, disse a menina moça quase mulher, faltando apenas um empurrãozinho. Ela acha que no shopping não existe homem feio. “Feio é pobre”, mas no shopping todo mundo é rico, acha a moça quase puta. Finalmente, as meninas de Mangabeira deixarão de fazer programa de farofeiros, pegar ônibus lotado no feriado e sofrer com as praias mais cheias do que bolsa de velha depois de um casamento. Agora vão passear na comodidade do shopping.

Por outro lado, Ciço Pé de Bombo está odiando a construção do shopping “porque vai piorar o trânsito, o meio ambiente, além de encarecer os aluguéis e as tabacas das meninas, entre outros itens comerciais.” Além do mais, Ciço e mais 80% dos habitantes das redondezas não têm dinheiro para comprar no shopping. 

No fim, uma importante questão sociológica: por que pobre vai ao shopping todo arrumadinho e rico vai de bermuda?



Nenhum comentário:

Postar um comentário