quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O bom filho volta à casa dos pais





Nascido por obra e graça de seu Arnaud e dona Iraci, e por causa da boa influência do jornalista Arnaud Costa, hoje gosto de escrever, mexer com palavras, roubar ideias dos outros e transmutar esses pensamentos, enfim, compreender, apreciar discernir e repercutir a irradiação da palavra. Por isso leio muito, petisco daqui e dali, sou um camarada feito do poder e do amor paterno. Eu e ele estamos escrevendo um livro juntos. Sou seu secretário de redação.

Ontem estive com meus pais em Sapé. Querendo beber de sua rara água, de suas memórias itabaianenses, fico escutando as histórias de Arnaud e passando para o papel. No livrinho, ele conta causos do mundo do futebol, sua grande paixão.

Meus pais sempre têm a delicadeza de receber-nos como se fôssemos os filhos pródigos, merecedores de ostensivos carinhos. Morando longe, só podemos visitar os velhos uma ou duas vezes por mês. A vida bandida tomou do meu pai a agilidade dos movimentos e parte da visão. Mas ele segue lúcido, envelhecendo sem dor nem espanto. Na sua quase solidão, não tem lugar para frustração, desespero, perda. Animado para lançar seu segundo livro, Arnaud Costa não nasceu para o esquecimento. Lembra de sua mocidade, dos fatos de sua Itabaiana, recordada e revivida em todas as nossas conversas.

Minha mãe tem no seu marido o código de sobrevivência. Vive em função dele. Sessenta anos atrás, meu pai aceitou temporariamente o Evangelho para subir ao altar com a jovem Iraci, de prendas domésticas, que se metamorfoseou num símbolo de fidelidade. Depois de casado, Arnaud voltou à sua vida de homem livre e mundano, foi eliminado da Igreja, entretanto viveu em paz: tinha uma santa em casa.

Pai conta uma tirada de Josué Dias, irmão de Sivuca, ex-prefeito de Itabaiana: o galego entrou na venda de um sujeito muito religioso, e rezou:

--- Pai, enche pra mim esse cálice!

Eu e dona Iraci, minha mãe



Um comentário:

  1. Boa Noite velho Amigo Fabio, bom não sou de Itabaiana, mas já fui nesta terra diversas vezes, terra de pessoas ilustre de nossa cultura. Moro em João Pessoa faz mais de 15 anos e conheço Itabaiana não só pelos artista que lá tem, mais sim por ser uma cidade informada e atualizada, como assim, Itabaiana é uma cidade de Blogueiro, pessoas que tem uma noção de Blog, acesso muito os Blog de Itabaiana, vejo muito o seu Toca do Leão, Blog Itabaiana Hoje, Blog Click Conexão, O Sistema é Bruto e entre outros e sei que o Sr° é um idealizador de um grande Jornal neste município e região, vejo muito o Tribuna do Vale aqui em João Pessoa. E queria lhe perdi que fize-se uma matéria falando desse Blog. Que deixa Itabaiana e cidade vizinha tão informadas. Agradeço pela sua atenção e Boa Noite..

    ResponderExcluir