sábado, 24 de novembro de 2012

Escolas municipais de Itabaiana terminarão o ano letivo mais cedo


Creche abandonada na periferia de Itabaiana (Foto: Marconi Xavier)


Todas as escolas do sistema municipal de educação em Itabaiana terminarão o ano letivo no próximo dia 30 de novembro, bem antes do calendário oficial, segundo lideranças do movimento sindical dos trabalhadores em educação. Conforme divulgação nas mídias eletrônicas, todas as escolas estão sucateadas, sem água, merenda ou material didático. Os professores e demais trabalhadores da educação estão com seus salários atrasados. “O último mês pago foi setembro”, informa um professor local.

Ainda conforme mensagens enviadas aos blogs locais, a Secretaria de Educação trabalha com três funcionários, além da tesoureira Mayara. “Os trabalhadores em educação na cidade de Itabaiana estão revoltados com o descaso da Prefeitura, que recebe recursos públicos federais para investir na educação e deixa a situação chegar a esse nível”, disse um professor.

De acordo com relatório da Unesco – órgão das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – a educação ajuda a combater a pobreza e capacita as pessoas com o conhecimento, habilidades e a confiança que precisam para construir um futuro melhor. Neste contexto, a área é essencial para o desenvolvimento das cidades e deve ser prioridade de qualquer governo. O próximo prefeito da cidade, Antonio Carlos Melo Júnior, irá encontrar desafios na área educacional, setor que teve seu orçamento aumentado 2,5 vezes em sete anos, em valores absolutos, mas não teve gerenciamento correto.

(Tribuna do Vale – www.tribunadovaleonline.blogspot.com )

Nenhum comentário:

Postar um comentário