quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Sarney ficou tiririca com seu colega



Tiririca é uma palavra do vocabulário popular do Nordeste que significa irado, furioso, com raiva. O senador José Sarney deve ter ficado “tiririca” com a molecagem do seu colega de Parlamento, o deputado federal Tiririca, profissão palhaço na vida civil. Para nós, contribuintes que pagamos a mordomia dos parlamentares sem maiores contrapartidas, é bacana ter essa válvula de escape, um humorista que ridiculariza os “notáveis”.

 

Citado como um dos mais assíduos deputados da atual legislatura, Tiririca surpreende pelo seu desempenho. Já apresentou projetos de lei em defesa dos de sua classe, os artistas de circo, estando seu mandato inserido na linha que orienta o trabalho dos deputados representantes de determinadas categorias. Tiririca é uma figura comprometida com a árdua condição do homem nordestino, sufocado pelas limitações sociais, culturais e climáticas, entretanto brilhante como homem do palco, sendo um sujeito folclórico, mas centrado, bom sujeito, humilde sem ser vassalo, digno representante deste nosso mundo cheio de contrastes absurdos. 

 

Tiririca é gozador, mas leva a sério seu papel de deputado. Diz que não quer mais ser deputado, porque a coisa não é levada com seriedade pelos demais colegas. Enquanto comparece religiosamente às reuniões e votações, Tiririca vai chutando a bunda dos senadores e depufedes, no cumprimento do sagrado dever de enxovalhar esses babaquaras de gravata, para gáudio da mundiça aqui de baixo. É dar chapuletada bem distribuída nesse magote de político profissional corrupto. Tiririca é nosso Mateus do Boi de Reis, porta-voz da ralé, digno representante das camadas baixas.

Um comentário: