quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Meu santo de proa




O homem pensa que mata o tempo; o tempo acaba matando o homem. É, no entanto, afoiteza pensar que todo mundo morre. Uns, poucos, são imortais. São raros os homens e mulheres que passam por essa vida e deixam marcas tão profundas. Um deles é o arcebispo Dom Hélder Câmara. Esse baixinho teve tantos desdobramentos em sua vida que é um caso a se contar. Na juventude, foi radical de direita. Na maturidade, marcou a história do Brasil com posições de extrema esquerda.
O irrequieto pastor foi, no entanto, um homem de rara coragem e amor pelo seu semelhante. Na ditadura, postou-se a favor da Justiça e contra os generais. Brigou com esse esquema poderoso apenas com sua fé, protegendo inocentes perseguidos, ficando ao lado dos pobres.
O Presidente General Garrastazu Médici empenhou-se pessoalmente para que Dom Helder Câmara não ganhasse o Prêmio Nobel da Paz nos anos 70. Mandou seus ministros difamarem o Bispo na Europa, com medo de que o Prêmio concedido a Dom Hélder fosse uma tremenda propaganda negativa do regime militar.
Minha geração aprendeu a admirar essa figura da Igreja Católica. Embora ateu, homenageei o Bispo Câmara, dando seu nome ao meu primeiro filho. O escritor Hélio Consolaro, de Santa Catarina, também chamou seu primogênito de Hélder pelo mesmo motivo, desejando que o menino tivesse a metade do dom de Dom Quixote de Olinda. Por outro lado da moeda, o empresário Adelmo Scavassa teve a mesma ideia minha e de Hélio, mas por razões opostas. Também tem um filho Hélder, mas ele gostava mesmo era da primeira fase de Dom Hélder Câmara, a conservadora. Ele, o Bispo, foi militante de grupos radicais de direita no Rio de Janeiro, quando jovem.
E assim segue a história de Hélder Câmara. Quem sabe, nossos filhos terão seus próprios descendentes chamados Hélder, em homenagem a toda pessoa que vive a vida em sua plenitude, tomando partido no que considera fundamental para a humanidade. Um dia, Dom Hélder Câmara escreveu: “Seja qual for sua condição de vida, pense em si e nos seus, mas não se feche no círculo de sua família. Adote a família humana.”
Os ateus também possuem sua mística. Meu santo de proa é Dom Hélder Câmara.


Um comentário:

  1. OI Fábio Mozart: Ausente tantos dias, por total incapacidade de pensar, portanto, de escrever. Hoje casualmente abri o computador e encontrei várias mensagens suas, na LIXEIRA do meu computador Obrigada pelo envio. Ainda bem que encontro um texto de sua autoria em louvor do santo arcebispo de Recife dom Helder Câmara. Eu aprendi com Zeamérico idolatrá-lo. Foi um homem que viveu o Evangelho, na preferência pelos pobres, como fez o nosso Salvador. Vou tentar aos poucos voltar ao nosso convívio, se Deus me permitir a graça. Carinhosamente Lourdinha

    ResponderExcluir