sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Conversa de botequim



Hoje é sexta-feira, dia em que a rapaziada se encontra no barzinho para beber uma friazinha, comer moela de galinha e jogar conversa fora. Tem a história de Preá, um sujeito profissional gatuno, desses realmente dedicados à arte de furtar. Era lanceiro exímio. Foi preso muitas vezes em Itabaiana, Timbaúba, Camutanga, Serrinha e Sapé. Meu pai Arnaud Costa era seu advogado. Entrava em cada fria de dar pneumonia em esquimó. Quando saía de casa para atuar nas feiras e festas de rua, Preá combinava com a mulher:

 

--- Vou para a feira de Itabaiana. Se eu não voltar até cinco horas é porque tou preso. Telefone pro Dr. Arnaud. 

 

Preso na feira de Mogeiro quando dava um ganho na carteira de um cidadão, foi levado à delegacia. Sargento Avelino, o delegado, foi logo citando o artigo do Código Penal em que iria autuar o larápio. Este, tarimbado que só rapariga de garimpo, corrigiu a autoridade:

 

--- Menas a verdade, seu delegado. O artigo é o 157, parágrafo segundo, alínea 2. Não é esse que o senhor disse não.

******

Diz a lenda que quatro políticos morreram e foram para a CPI do céu, cujo presidente era São Pedro que foi logo avisando:

 

--- Vamos fazer um teste para ver se vocês ficam no céu ou no inferno. Os senhores políticos que enganaram seus eleitores e desviaram grana dos cofres públicos dêem um passo à frente. 

 

Dois políticos deram um passo á frente. E São Pedro:

 

--- Bonito pra cara de vocês! Vai tudo pro inferno. E vocês dois aí atrás, os surdos também, para o inferno!

******

Essa aconteceu com Ameba, sujeito azarado que na vida tem mais pontos perdidos na tabela do que o time do Flamengo. Pois Ameba casou com uma mulher feiosa, mas carinhosa. O velho Ameba sempre foi assim, com mau gosto pra mulher, mas é como diz: se não existisse mau gosto ninguém plantava jiló. O problema dele, no entanto, não era a mulher e sim a sogra, uma velha dessas de botar chulé em pé de mesa. 

 

Ameba vivia discutindo com a sogra, até que um dia lavou a alma. A velha saiu no tapa com um sujeito na rua, apanhou feito gente grande, e Ameba assistindo no maior prazer do mundo. Na delegacia, o delega ficou revoltado com a frieza do genro que testemunhou a surra aplicada na sogra e não reagiu. 

 

--- O senhor vendo sua sogra levar uma pisa e não fez nada?

 

--- Não, seu delegado, porque seria covardia dois homens batendo numa velha.

******

E pra fechar, uma frase de Lula quando ainda não era presidente do país de bananas: “O Brasil precisa explorar com urgência a sua riqueza, porque a pobreza não aguenta mais ser explorada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário