terça-feira, 20 de novembro de 2012

Noventa anos lavrando a vida de uma comunidade


Elizabeth Bandeira votando na eleição deste ano


O ano de 2012 marca os 90 anos da Semana de Arte Moderna e as nove décadas de vida de uma senhora itabaianense da mais alta estirpe, que é a escrivã Elizabeth Santiago Bandeira. Ela começou a trabalhar no cartório do registro civil da cidade em 1944, aposentando-se em 1984. Foram quarenta anos anotando nascimento e morte dos itabaianenses. Foi ela quem anotou os nascimentos dos meus irmãos, marcou nos livros oficiais meu casamento e oficializou a vinda ao mundo dos meus filhos. Várias gerações de itabaianenses tiveram seus nomes anotados e certificados por dona Elizabeth, com sua letra firme e bonita, caligrafia marcante no assentamento dos fatos da vida de nossos patrícios. Nascimento, vida e morte, tutelas, adoções, pactos pré-nupciais, pátrio poder, tudo passou por dona Elizabeth Bandeira de 44 a 84.

Nossa escrivã goza de boa saúde e ainda exerce seu direito de cidadã, conforme atesta sua filha, Margareth Bandeira no seu blog http://itabaianapbmemoria.blogspot.com.br/2012/11/cidada-de-90-anos-vai-urna.html)

Serventuária da Justiça, assim se designa a pessoa que trabalha nas lides do Poder Judiciário. Neste fim de ano, a família deve levar dona Elizabeth para fazer suas preces na Igreja da Conceição. Escrivão no interior conhece todo mundo, é compadre de tanta gente, faz tanta coisa de graça. Dona Elizabeth é uma espécie de patrimônio moral desta cidade. Daqui a dez anos, teremos importante aniversário a lavrar: o centenário da escrivã.

Um comentário:

  1. Fábio, agradecemos pela gentil homenagem. Vida longa também para sua mãe Iraci, seu pai Arnaud e toda a família.

    ResponderExcluir