sábado, 3 de novembro de 2012

Itabaiana, terra de ninguém

Itabaiana vive caos admninistrativo

Nos últimos quatro anos, na sua segunda gestão, a prefeita Eurídice Moreira perdeu o controle da administração pública, a julgar pelo atraso de pagamento dos salários de servidores e o abandono dos serviços essenciais, como a coleta do lixo. Nesse período, a cidade não foi marcada pela competência, perdendo muitas oportunidades de atrair investimentos federais por falta de projetos ou por absoluto desinteresse da gestora e sua equipe.

A prefeita Dida pode deixar um abacaxi para o próximo gestor, Antonio Carlos Melo Júnior. Depois de não conseguir eleger seu sucessor, Fábio Rodrigues, que ficou em terceiro lugar na disputa eleitoral, informações revelam que a gestão que termina em 31 de dezembro deste ano está com sérias dificuldades em fechar as contas.

Segundo especulações, a administração municipal, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, deverá "enxugar" a máquina e o caminho para isso é exonerar cargos comissionados e empregados terceirizados. Funcionários "comissionados" da prefeitura revelaram que estão insatisfeitos e temem que a prefeita não efetue o pagamento da última parcela do décimo terceiro salário e outros benefícios que eles têm direito.

Para o prefeito eleito, Antonio Carlos, o ideal seria que as duas gestões tivessem esses dois meses para dialogar, tomar conhecimento e estabelecer parâmetros de colaboração entre os governos. “Se há atraso no pagamento é porque existem problemas na gestão”, disse um integrante da equipe do prefeito eleito.

“Volto a afirmar que os palanques políticos já foram desmontados, o que cabe agora é o bem coletivo. Espero fazer uma transição serena e em conjunto, como regem os princípios da administração”, disse Antonio Carlos.



www.tribunadovaleonline.blogspot.com

Um comentário:

  1. Verdade, não só a Itabaiana da Paraíba, mais centenas de outros municípios brasileiros são ‘ terra de ninguém’.
    O lamentável é que para esses ninguéns são deliberadas verbas para educação / saúde / salários / social e outras coisas mais, mas circula no meus desses “ ninguéns” uns “ alguéns “ habilitados a captar os valores correspondentes e, usufruír como melhor lhe convir.
    De acordo com o CNM( Confederação Nacional dos Municípios) das eleições de 2008 até fevereiro/2012, foram cassados 80 prefeitos por “Improbidade” que a Lei define como "conduta incorreta, desonesta, ilegal, abusiva e com enriquecimento ilícito do Agente Público.
    Num País que registra 5564 municípios e com uma corrupção tão evidente nos meios de comunicação, é muito pouco somente 1,4 % ser o índice de cassação, tem muitas peneiras cobrindo o sol por aí a fora.
    Itabaiana, a cidade que nasci tem uma particularidade diferente dos demais municípios, vive nessa pendenga de terra de ninguém há mais de 40 anos, por tal motivo nós antigos estamos sempre mostrando seu histórico cultural e econômico para que no presente se compare e se avalia o que a cidade lamentavelmente já perdeu e continua perdendo.
    Através dos blogs da cidade acompanho o cotidiano, leio as criticas sobre os gestores, muitas vezes abusivas e de ofensas morais que não leva nada a lugar nenhum se não forem devidamente comprovadas judicialmente para que justiça se faça, as ações tem que ser objetiva e concreta, afinal de contas, eles são os “ alguéns ” que os “ninguéns’ escolheu, e para um julgamento unânime é preciso que a Justiça sinta que todos os habitantes estão de acordo.
    A analise que fiz sobre o resultado da eleição me fez entender que apesar das severas criticas feitas a gestão que se despede, boa parte do eleitorado ainda a queria no poder e, que outra grande parte não está confiante na gestão escolhida, já que a falta de convencimento dos candidatos foi tão grande que gerou um alto percentual de abstenção+ votos nulos e brancos, infelizmente tenho que concordar que Itabaiana continua sendo uma terra de ninguém , e pior , indecisa.

    Eis a analise que me referi.

    Comparativo
    Eleitorado total 19896
    Votos validos 15848 79,65%
    Brancos 395 1,99%
    Nulos 656 3,30%
    Abstenção 2997 15,06%



    Votos validos- 15848
    1º colocado 6.195 39,09%
    2º colocado 5.556 35,05 4,03%*
    3º colocado 4.097 25,85 % 13,24%*
    * % ao 1º colocado
    Orlando Araujo.

    ResponderExcluir