O licenciamento concedido a uma empresa pernambucana que atua na extração de areia no Rio Paraíba, no município de Itabaiana, foi cancelado durante inspeção realizada nesta terça-feira (1ª) pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Ministério Público Estadual e a Polícia Militar Ambiental.
A vistoria teve como objetivo avaliar se a atividade vinha sendo desenvolvida de acordo com os condicionantes presentes na Licença de Operação. A Sudema vai realizar uma análise detalhada do caso e deve apresentar um laudo técnico ainda esta semana.
A equipe de análise ambiental do Ibama entendeu que a retirada da areia vinha ocorrendo em desacordo com a licença e, por se tratar de infração ambiental, multou a empresa que realizava a extração e apreendeu o material encontrado no local. O maquinário foi levado para o batalhão da Polícia Militar localizado no município.
www.blogitabaianahoje.
A suspensão da retirada da areia se for realmente em caráter definitivo temos que comemorar e se dar por satisfeito. Porque a patifaria , a intolerância, a falta de respeito com a cidade e acima de tudo com o meio ambiente praticada pelos envolvidos , ficarão impune, afinal de conta Itabaiana é Brasil.
ResponderExcluirEita que momento bom para o para o povo fazer parte de um corpo de “ Jurados” onde o Fórum será o Ano de 2012 e os réus composto por candidatados a Prefeito e vereadores tentando reeleição. Pelo que acompanhei do caso, o povo sabe nominalmente quem foi envolvido na maracutaia da areia e o seu voto será a sentença final para os espertinhos.
Agora concluindo me veio a cabeça um refrão que diz: “ Não precisa explicar, eu só queria entender”. Para que finalidade o IBAMA concedeu tal Licença? Quem foi o mentor desse Projeto? Qual o interesse da Empresa Pernambucana na areia? Se havia receita financeira na retirada dessa areia, quem recebia? Porque os vereadores tinham tanto interesse na aprovação da retirada?
DUVIDO QUE RESPONDAM e EXPLIQUEM.