quinta-feira, 3 de março de 2011

Quem lê meu livro


O leitor da foto é Vital, compadre itabaianense que mora em João Pessoa e é uma espécie de embaixador da terra de Sivuca na Capital da Paraíba do Norte. Na sua banca na Lagoa do Parque Solon de Lucena, Vital recebe diariamente os itabaianenses que visitam a cidade ou os que aqui residem. Todos passam por lá para um dedo de prosa e pra matar as saudades da terrinha. Muitos aposentados como eu, o compadre Jonas da Sucan, Ecílio Palhano e tantos outros renovam o prazer do acolhimento do amigo Vital.

Ele é distribuidor exclusivo dos meus livros na Parahyba. Com a gentileza de sempre, oferece os livrinhos aos conterrâneos que passam na sua barraca. Os honrados leitores dos meus livros se confraternizam na banca do Vital e ainda aproveitam para criticar ou elogiar meus escritos, conforme a visão de cada um. Eu sou o único escritor da Paraíba que se dá ao luxo de ter um escritório ao ar livre só para receber meus leitores. Essa irmandade risonha e trêfega é meu capital.

A República Independente da Barraca de Vital é um reino da tolerância. Lá se juntam torcedores do União e do Vila Nova, eleitores do MDB e da Arena, adeptos de Zé Silveira e do Dr. Santiago. Pelos times citados, já se vê que a turma da barraca de Vital é composta por dignos elementos da melhor idade, já que Vila Nova e União não entram mais em campo, Zé Silveira e Dr. Santiago só existem na memória dos que têm mais de 50 e MDB e Arena hoje em dia foram substituídos por pobres de espírito, contribuintes para o desequilíbrio social, econômico e cultural da Rainha do Vale do Paraíba, hoje tão humilhada e ofendida, aviltada e corrompida. Mas isso é outra história.

Um comentário:

  1. Meu caro Fabio Mozart, meu nome é Lúcio Andrade, sou itabaianense radicado em Natal/RN há 20 anos, mas sempre antenado com os acontecimentos do meu torrão querido. O motivo desta missiva é para agradecê-lo profundamente pelos seus escritos, os quais acompanho quase que diariamente. Sou parente e amigo de infância de Marconi do blog, e também aprecio muito o trabalho incansável dele em divulgar os "desmandos" políticos que assolam nossa cidade. Continue com sua prosa inigualável e nos abasteça sempre com doses de humor e crônicas inteligentes. Muito obrigado.
    Lucio Andrade - Natal/RN

    ResponderExcluir