segunda-feira, 21 de março de 2011

21 DE MARÇO - DIA UNIVERSAL DO TEATRO

O ator Everaldo Vasconcelos com Giuseppe

O velho Fábio Mozart já foi um Jack-of-all-trades – autor, diretor, produtor, cenógrafo, iluminador e programador visual de espetáculos teatrais. Atualmente, vejo declinar minhas atividades teatrais por força das circunstâncias de la vida, mas sempre sonhando em retomar a vida nos palcos.

Hoje é o Dia Universal do Teatro e quero aqui homenagear um ator brasileiro, paraibano, itabaianense da gema, cujo talento criativo e interpretativo já o levou a contracenar com grandes nomes da TV e do teatro brasileiro. O amor desse rapaz pelo teatro se mantém, a despeito de todas as adversidades, da incompreensão e das fatalidades.

O ator a que me refiro chama-se Giuseppe Marcello.Trabalhou em São Paulo e no Recife, fez grandes espetáculos como “Vento do amanhecer em Macambira”, que marcou a restauração do teatro Santa Roza em João Pessoa e alcançou sucesso de crítica no sudeste, nos anos 90. No Recife, trabalhou com monstros sagrados da cena pernambucana como Geninha da Rosa Borges, atriz de 86 anos que ainda brilha nos palcos e na TV brasileira.

Giuseppe Marcello está de volta à sua terra. Tudo que ele quer é viver sua arte, o que tenta fazer no Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana. À sua volta, jovens atores querendo usufruir de sua luz de artista. Seu amor à arte tem algo de superior, que contagia.

Abram as cortinas para Giuseppe Marcello. Comemoremos o dia universal do teatro, que vive da dedicação, disciplina e carisma de pessoas como ele, atores e atrizes que se doam para o trabalho que desempenham. "O teatro é ritual, paixão, artesanal, é visceral: olho no olho. É comunhão de ser humano com ser humano. É o ato vivo da paixão que se consome a si mesmo enquanto se produz, mas renasce sempre das cinzas após a vaia ou o aplauso", descreveu Jorge Coutinho, ator carioca do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-Rj). "O Teatro é uma comunicação mágica onde cada pessoa (ator e espectadores) dá e recebe algo que a transforma e se transforma". Assim vive Giuseppe: transformando e se transformando em cada ensaio, em cada apresentação, em cada sonho teatral.

2 comentários:

  1. ESTOU VENDO E CONTEMPLANDO ESTA MATERIA PELA PRIMEIRA VEZ. ESTOU SUPER FELIZ E APAIXONADO POR ESTA MATERIA. OBRIGADO FABIO PELO CARINHO. OBRIGADO POR SUA AMIZADE E RESPEITO POR MIM. DEUS ILUMINE SUA VOCAÇÃO DE JORNALISTA.

    ResponderExcluir
  2. um artista cativante.

    ResponderExcluir