Nesse momento de incerteza e de tristeza em que as famílias estão vivendo, preocupadas com o destino do HSVP, nos vem à lembrança os anos em que a Sociedade Mantenedora do Hospital era dirigida por homens como Israel Elídio de Carvalho, Almir da Silva Fonseca, José Bandeira Júnior, Pedro Sérvulo da Fonseca e muitos outros que, sem qualquer retorno financeiro, trabalhavam com amor e desprendimento, com um único objetivo: o bem da querida Itabaiana.
E à frente da batalha que foi manter o hospital de portas abertas, estava o incansável Dr. Antonio Batista Santiago que, desde a fundação daquela Casa e durante toda a sua vida, tinha o Hospital como a “menina dos seus olhos”. E manter aquela casa de saúde não era fácil. Muito ele lutou e buscou, junto a Governos e autoridades, ajudas e verbas.
Bons tempos também de Dr. Aglair da Silva, Dr. Lindonor Pires de Almeida, Dr. Tancredo Mariz, também exímios profissionais e executores das mais diversas cirurgias: cesarianas, vesículas, apêndices, plásticas reparadoras.
Com certeza a Associação Cultural Memória Viva estará vigilante para que o Hospital São Vicente de Paulo, mesmo que não tenha uma solução de continuidade, não seja jogado às traças. Temos um patrimônio a preservar: o seu prédio, os seus móveis, as suas fotografias históricas, quadros e documentos.
Não queremos que se repita o mesmo que aconteceu com a Casa dos Velhos, instituição filantrópica que tanto serviu aos idosos carentes da cidade e que, não se sabe como, encontra-se o seu prédio hoje, nas mãos de particulares.
Mensagem enviada pela Associação Cultural Memória Viva
Nenhum comentário:
Postar um comentário