sábado, 20 de agosto de 2011

MAÇONS DE ITABAIANA HOMENAGEIAM ABELARDO JUREMA

Ministro Abelardo Jurema (à direita)
ABELARDO JUREMA

Abelardo de Araújo Jurema nasceu no dia 15 de fevereiro de 1914, em Itabaiana (PB).

Em 1937, com o advento do Estado Novo, foi nomeado prefeito de Itabaiana, cargo que ocupou até 1938. Não se sabe muita coisa desse curto mandato de Abelardo Jurema como gestor de sua terra natal. Foi também prefeito nomeado de João Pessoa em 1946 e 1947. Em 1950 foie eleito pela Paraíba suplente do senador Rui Carneiro, vindo a exercer o mandato entre outubro de 1953 e março de 1954 e entre junho e setembro de 1957. Entre 1957 e 1958 foi secretário do Interior e Justiça da Paraíba. Eleito em outubro de 1958 deputado federal na legenda do Partido Social Democrático (PSD) assumiu a cadeira em fevereiro do ano seguinte.

Reeleito deputado federal pela Paraíba em outubro de 1962, Abelardo Jurema licenciou-se do mandato em junho de 1963 para assumir a pasta da Justiça do governo Goulart. Duas de suas iniciativas tiveram grande repercussão: a criação do Comissariado de Defesa da Economia Popular, órgão fiscalizador dos preços dos gêneros alimentícios, e o congelamento do preço dos aluguéis.

Na madrugada de 31 de março para 1º de abril de 1964, as Forças Armadas depuseram João Goulart. Jurema reassumiu seu mandato de deputado federal, exercendo-o, porém, apenas por três dias, visto que em 10 de abril foi cassado e teve os direitos políticos suspensos com base no Ato Institucional nº 1. Em seguida, partiu para o exílio no Peru.

Jurema voltou ao Brasil em 1974. Beneficiado pela aprovação da anistia em agosto de 1979, filiou-se, após a extinção do bipartidarismo em novembro de 1979 e a consequente reformulação partidária, ao Partido Democrático Social (PDS), agremiação de apoio ao regime militar. Foi ainda diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, entre 1983 e 1985, e do Instituto do Açúcar e do Álcool, entre 1985 e 1988.

http://www.cpdoc.fgv.br/nav_jgoulart/htm/biografias/Abelardo_Jurema.asp

HOJE, 20 DE AGOSTO, A MAÇONARIA DE ITABAIANA (PB) FARÁ UMA HOMENAGEM A ABELARDO JUREMA NO “ITABAIANA CLUBE”, COM A PRESENÇA DO COLUNISTA SOCIAL ABELARDO JUREMA FILHO.


Um comentário:

  1. Oi Fábio, bom dia: Abelardo Jurema merece nossa estima e consideração, principalmente de sua terra.Assim como Areia (Pedro Américo/José Américo) e Umbuzeiro (Epitácio e João Pessoa)têm muito a dever a esses homens que marcaram época em nosso país. Através deles essas localidades serão referidas por lhes ter dado o berço. Abelardo Jurema eu conheci bem, aliás a primeira vez que o recebi, em casa de Zeamérico, foi para convidá-lo, em nome de João Goulart, para que aceitasse a Presidência da Comissão de Desarmamento, em Genebra. Depois de se negar a acatar o honroso convite mandou-lhe um recado nestes termos: diga a Jango que "não vá com tanta sede ao pote. Foi o açodamento que pos fim a carreira e a vida de João Pessoa..." E não demorou muito. Antes de um ano ele era deposto. Zeamérico reconhecia que o Presisdente estava certo, porém, entendia que "estruturas radicais não se removia da noite para o dia." Um abraço cordial de Lourdinha

    ResponderExcluir