sábado, 6 de agosto de 2011

COMENTÁRIO DE LOURDINHA LUNA


Oi Fábio: 

Que viagem maravilhosa você vai fazer!Desconheço qual seu credo religioso. Mesmo sem ser católico (se for o caso), não deixe de visitar os santuários da fé cristã. A Paraíba conta com alguns, não tão vistosos quanto o de Santa Paulina, em NOVA TRENTO (SC), contudo vale a pena registrar a devoção do povo, carente de graças. Até aqueles que julgamos de nada precisarem, porque têm patrimônio, posição social e política, proeminentes, se valem da ajuda dos seus santos prediletos.

Conheço bem o de Santa Fé, em Solânea, onde o franciscano que dá nome ao lugar sagrado, dorme o sono eterno. Ibiapina foi juiz, deputado federal, advogado, professor, porém, deixou honrarias e outras vantagens, para servir aos pobres. Já idoso fixou residência no distrito de Solânea e viveu modestamente Sua vida foi edificante. Se resolver dar uma voltinha pelo Brejo, vá pedir a benção a ele. À sua intercessão devemos a vida de Martinho Moreira Franco. Lá se rezava dia e noite por sua recuperação total. Não sei se ele acredita, pois até hoje não pagou a promessa da visita constante que lhe fazia, em espírito, Padre Ibiapina. Se carecemos da proteção material, da divina não devemos postergar.

Parabéns pelo belíssimo hino de louvor à cidade de João Pessoa. Eu também sou adotiva desse lindo e verde complexo demográfico que amo, e em seu solo pretendo dormir o sono eterno. Aqui cheguei criança, com meus irmãos, adotados por uma avó, após a morte de meu pai. Eu me orgulho do passado de nossa capital, desde sua colonização (1585) até os dias de hoje. São muitos os feitos, onde a coragem de seus homens esteve presente. O que se dirá dos paraibanos que elevaram o lugar de onde procedem às alturas, pela arte e pelas letras, sem esquecer a bravura nos movimentos civicos. Aqui tenho sofrido, mas, em compensação, chega-me sempre a divina consolação que se revela nas antigas e nas novas amizades que vou conquistando. Renovo os meus aplausos a você pelas palavras que não encontro, no meu modesto vocabulário, para engrandecer mais ainda esse torrão amado.

No Correio da Paraíba de amanhã (8) falarei sobre a festa das Neves, com palavras que não têm o sortilégio das suas, no entanto é uma recordação fiel à época. Um domingo de paz com os seus.

Afetuosamente,

 Lourdinha Luna

Nenhum comentário:

Postar um comentário