quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Zé tem mais tempo de política do que eu de idade


Maranhão beija mão de eleitora em subúrbio de João Pessoa

José Targino Maranhão nasceu em Araruna, em 1936. Ele é advogado, empresário e, desde 1954, político. Sua primeira experiência na área foi de deputado estadual, reeleito por mais três legislaturas.

Seus direitos políticos e o mandato na Assembléia Legislativa foram cassados pelo regime militar por mais de dez anos, em 1969. Na disputa pela prefeitura de João Pessoa, ele tem como concorrentes meninos novinhos como Renan Palmeira, cobras criadas como Cícero Lucena e incendiários do feitio de Radical. Mas nenhum dos seus adversários pode ostentar o “galardão” de ter sido cassado pela ditadura. Nenhum deles também o excede em resistência física. O veterano homem público tem saúde de ferro e velhice de aço. Seu único vício: política.

O mundo de Zé é a política, seus aviões, suas fazendas e sua fortuna cada vez maior. Conhecido pela avareza, Maranhão se gaba de usar paletó sem bolso. Esse riquíssimo paraibano, acostumado com a psicologia do povão, conhece todas as manhas do eleitor e não se acanha de sair pelas ruelas das periferias beijando as mãos sujas e calejadas das pessoas simples. Muito embora talvez lave as mãos com desinfetante quando chega em casa, mas vale o sacrifício no garimpo do maior bem que Maranhão possui, seu cabedal de votos. Sem votos, Zé certamente não sobreviveria. É como o ar para seus pulmões. Em 58 anos, jamais esteve fora de uma eleição.

Paraíba foi berço de outro empresário muito rico, o famoso Assis Chateaubriand, sujeito absolutamente desprovido de qualquer resquício de ética. Usou a Paraíba como trampolim político, mas nunca gostou do seu povo. Maranhão é dez vezes mais importante e mais merecedor do respeito da Paraíba do que o jornalista Chatô. São 58 anos de convivência íntima com o povão, afinando sua visão prática de empresário com a vocação política. Cigano pra fazer negócio com Zé ainda tem muito o que aprender. E na política, ele beija a mão até de Biu Penca Preta que um dia o louvou:

--- Esse Zé Maranhão, pelo que gosta de voar, já não é mais um Maranhão, é o carai de asa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário