sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Zé de ontem e Zé de hoje




Esse camarada da esquerda é meu compadre Zé Ramos, ao lado do governador Coutinho. Sem qualquer temor de engano ou exagero, posso afirmar que Zé comandará uma reviravolta na sua sofrida cidade de Itabaiana, porque ele sabe os caminhos e métodos de sacudir o marasmo e modificar as estruturas sócio-econômicas dessa terra que um dia foi uma das mais prósperas da região.

No itabaianense de hoje se nota esse anseio de mudança, essa insatisfação diante de um quadro de total desorganização e decadência. Vivemos em permanente decepção, sem perspectiva de progresso. Deseja-se ardentemente uma gestão que tenha capacidade e honestidade para planejar o futuro de Itabaiana com procedimento técnico e respeito pelo que é público.

Um homem foi amado, chorado e cantado na política de Itabaiana. O povo idolatrou um líder populista chamado José Silveira. Assassinado, Silveira virou mito. O povo votava nos candidatos do seu partido em reconhecimento ao grande homem que sempre soube ser, e isso virou um fato cultural na política desta terra. Eu lembro que o povo dizia: “pode botar uma cachorra como candidata do MDB que a gente vota”. Isso era reflexo do carisma de Zé Silveira. Só que essa forma de vivenciar a política tornou-se trágica. Veio uma série de prefeitos incompetentes e sem idoneidade.

O apóstolo da bondade que pregava seu credo andando de alpercatas humildes, mesmo sendo um fazendeiro de posses, o carismático Zé Silveira certamente pediria votos para esse outro Zé. O ex-prefeito Silveira teve um fim trágico, assassinado a sangue frio por um outro fazendeiro. Esse ser humano extraordinário ainda hoje, decorridos quase quatro décadas, ainda é lembrado pelo seu brilho pessoal e sua história de amor ao seu povo humilde, e assim será até o fim da História que não tem limite no espaço tempo.

Companheiro de Zé Ramos desde a juventude, conheço de perto o seu caráter. Não estou aqui comparando os dois Zé. O Zé atual deseja ser, e de fato é, a melhor encarnação de nossa confiança de que alguma coisa boa há de acontecer nesta terra boa, se calhar de ser governada por uma pessoa digna.     

Um comentário:

  1. É a cartada final para Itabaiana sair do buraco que esta administração mediocre nos deixou. Em 2012 o nome prá isso acontecer é mesmo o de Zé Ramos,e agora com o apoio declarado do mago Ricardo, não tem prá ninguém.

    ResponderExcluir