sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Achei o sobrinho de Zé da Luz, fundador da AABB de Itabaiana



Quem são essas figuras que aparecem em uma festa no Itabaiana Clube em 1963? A fotografia é de Marcos Cordeiro de Andrade, que mora em Curitiba, Paraná. 

Com a palavra, o próprio Marcos Cordeiro:

Caro Fábio,

Somos três bancários, hoje aposentados (BB). Da esquerda para a direita: Manoel Raimundo Pordeus Bringel (Nelito), Marcos Cordeiro de Andrade e Airton Pinheiro de Souza (Parrá). Sou filho e sobrinho de poetas itabaianenses (Bastos Andrade e Zé da Luz  - Severino Andrade Silva). Tomei posse na Agência do Banco do Brasil em Itabaiana no dia 15 de maio de 1962 e tive a honra de ser um dos fundadores da AABB local.
Hoje moro em Curitiba, onde criei o Blog Previ Plano 1 (www.previplano1.com.br) onde consta essa foto que tem o número 001 na coluna "Eu te procuro", onde há muitas outras de funcionários do Banco na época. Também aqui fundei a AAPPREVI (www.aapprevi.com.br).

Os dois colegas da foto (Nelito e Parrá) moram em João Pessoa.

Se precisar de mais informações é só pedir.

Abraços,

Marcos Cordeiro de Andrade

2 comentários:

  1. Oi Fábio: Itabaiana é terra de poetas de consagrado valor. Zé da Luz , Basto de Andrade e Fabio Mozart são os grandes nomes que se encontram no mesmo valor. Dois dois em espírito e o caro Fábio em matéria para enriquecer Paraíba e o Nordeste com sua rima que encanta e emociona. Viva o Cordel.
    Um abraço cordial de
    Lourdinha

    ResponderExcluir
  2. Oi Fábio: Bom dia: Eu encasquetei que Zé da Luz era de Campina Grande. Não sei se o estou ligando corretamente ao poema em que fala na "dona dos dois cuscuz" de Puxinanã, dai a associação de seu nome à cidade "cabeça" da Paraíba, quanto ao pendor para criar. Quando da fundação da Escola de Engenharia para CG houve reação por parte dos que queriam a Faculdade na capital. O governador resistiu: "vamos valorizar o instinto criador da serrana." A cidade tem mostrado que é realmente inventiva. Pena que esta urbe que já foi a maior exportadora de algodão do Nordeste esteja contaminada de meliantes. Há 3 dias meu sobrinho Pedro que faz desenho industrial (é craque) foi assaltado por dois pivetes empunhando facas, e quase o mataram porque só tinha 20 reais no bolso. Isso às 8,30 da noite quando regressava da aula de inglês. Aonde vamos chegar meu caro amigo?. As esperanças de melhora são imprevisíveis...
    Um abraço cordial de
    Lourdinha

    ResponderExcluir