quarta-feira, 14 de setembro de 2011



GAFE ORTOGRÁFICA

No Laboratório de Computação da Universidade Federal da Paraíba foi visto um cartaz em cima de um computador: “Não meixa”. Os alunos de informática estão necessitando de aulas de português.

ESCOLA

O autor da gafe deve ser da escola do pagador de promessas que escreveu o cartaz ao lado.

ADESÕES

“Semana passada foi Maurício da Farmácia que se filiou no PSB em Itabaiana, e esta semana será Dr. Lúcio. Quem quer o bem de Itabaiana vai entrar nesse grupo de pessoas de bem. Vamos tirar Itabaiana desse atraso, e abandono. Temos opção para o bem e para o mal. O povo é que escolhe.” – Internauta no blog “Itabaiana Hoje”

CANDIDATOS (1)

O ex-prefeito Babá, de Itabaiana, surge das cinzas e busca juntar os remanescentes eleitores em torno de um projeto vazio: sua capacidade de conhecer todo mundo e falar com gato e cachorro. Outros candidatos apresentam diferenças sutis. Um deles, Fábio Rodrigues, quer ser o sucessor indicado pela prefeita Eurídice, a ausente. Há um equilíbrio entre eles, nivelados por baixo. A única novidade é o advogado Zé Ramos.

CANDIDATOS (2)

Zé Ramos diz que está no ânimo ideal para liderar um movimento salvador da terra de Abelardo Jurema.

DILMA GERENTE

Como “exímia gerente”, a presidente Dilma está para acabar com o maior projeto de democratização da cultura no Brasil, os Pontos de Cultura. No seu lugar, querem construir “praças da cultura”, com o que muita gente vai enriquecer ou ficar ainda mais rico. E a cultura do povão vai voltar a ser apenas folclore.

SALÁRIO MÍNIMO

Em 2000, o PT votou contra a proposta de aumento do salário mínimo de 12,2 % oferecida por Fernando Henrique Cardoso. Dez anos depois, o PT acha bom o aumento de Dilma: 6,9 %.

FALA RUIM

“Eu gosto do prefeito Luciano Agra de João Pessoa porque ele fala ruim, sem aquela entonação falsamente erudita de certos políticos, especialmente da escola de Campina Grande”, disse um ouvinte de rádio.  Agra realmente não tem discurso bonito, mas tem conteúdo. Já Toinho do Sopão é aquela água rala.

PAPA (1)

Uma associação americana de vítimas de padres pedófilos anunciou ter apresentado uma queixa ante o Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o Papa Bento 16 e outros dirigentes da Igreja católica por crimes contra a humanidade. Os dirigentes da associação, orientados pelos advogados da ONG americana "Centro para Direitos Constitucionais", entraram com uma ação para que o Papa seja julgado por "responsabilidade direta e superior por crimes contra a humanidade por estupro e outras violências sexuais cometidas em todo o mundo".

PAPA (2)

O advogado Derval Moreira, pré-candidato a prefeito de Sapé nas próximas eleições, seguiu para um encontro com o Santíssimo Papa Bento XVI. Como bom causídico, vai oferecer seus préstimos para defender o Papa no Tribunal Penal Internacional.

TOMOGRAFIA

Usuários da Secretaria de Saúde de Itabaiana reclamam: só sai uma tomografia por mês na policlínica, 12 por ano. A demanda é de 40 por mês.

LOUCOS (1)

Louvados sejam os loucos de boa vontade. Meus compadres Dalmo Oliveira e Marcos Veloso tocam comigo e mais Clévia Paz e Marcelo Ricardo um programa de rádio que não dá lucro nem prestígio, não tem patrocínio e quase não tem ouvintes. Mas não deixa de ser um canal para ecoar nossas bandeiras de luta. Quem quiser ouvir online, acesse: www.radiozumbijp.blogspot.com

LOUCOS (2)

“Sem a loucura o que é o homem? Uma besta sadia”. (Fernando Pessoa)

IVO SEVERO (1)

Recebi telefonema do meu amigo, o fotógrafo Ivo Severo. Ivo tem dois grandes amores: a fotografia e a radiofonia. Pernambucano, viveu muitos anos na cidade de Itabaiana, onde fotografou a quinta-essência daquele povo: os artistas, os políticos, a feira, o folclore e a força do itabaianense. Com ele montei e botei no ar uma estação de rádio em amplitude modulada, a Rádio Difusora Nazaré.  

IVO SEVERO (1)

Perguntei a Ivo pelo seu acervo fotográfico. “A mulher, com raiva de mim, botou fogo nas minhas fotografias, não sobrou nem um negativo”, lamenta. Até ele reconhece: foi um crime sem nome.

OTTO CAVALCANTI

Mesmo sem entender muito de artes plásticas, não sou indiferente a uma aquarela de Otto Cavalcanti, esse pintor itabaianense que se fez basco. A poesia de Lorca, o futebol de Messi, a cantiga de Arlinda Verdureira, os quadros de Otto, para mim, tudo isso faz parte da mesma natureza.

ARTISTA

Por falar em artista, tivemos em Itabaiana um que era genial: o mestre Pingolença. Meu pai conta que ele estava pintando um quadro, quando passa um amigo e pergunta: “Pingolença, o que estás fazendo?” E ele: “Tou aqui criando o mundo.”

ORLANDO OTÁVIO

O compositor Orlando Otávio fez um forró chamado “Os quatro ícones nordestinos” onde presta homenagem a Sivuca, Marinês, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Vai ser gravado em CD do Sesc, se for escolhido para uma coletânea. Alguém duvida?

TOADA

Eu fiz com Orlando Otávio uma toada onde lembramos da arte de Chico do Doce, Biu da Rabeca e outros artistas de Itabaiana. Também está na fila para ser gravado na coletânea do Sesc. Tudo para imortalizar nossos valores culturais.

MADAME PRECIOSA

Encontrava-se Madame Preciosa advinhando o passado, o presente e o futuro na cidade de Timbaúba quando aparece um cabra chato: “A senhora não advinha nada, é tudo charlatanismo”. Madame Preciosa retruca: “Eu posso advinhar onde está seu pai agora neste momento. Ele está tomando pinga na pensão de Nevinha Pobre em Itabaiana.” O sujeito: “Pois se enganou que meu pai morreu faz dez anos”. “Quem morreu foi o marido de sua mãe; seu pai está no cabaré neste instante”, disse Preciosa.

ALÔ MEU POVO

Alô para Josenita de Campina Grande, Manassés de Picuí, Silvana Floro de Mari, poeta Yberville, Margarita Solari, Wolhfagon Costa de Solânea, Fred Borges de Itabaiana, Ivo Severo pai e Ivo Severo Filho.

============================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário