domingo, 18 de setembro de 2011

MEMÓRIA FUTEBOLÍSTICA (2)


Mané Garrincha no Treze

O gênio da bola Mané Garrincha jogou com a camisa do meu Treze Futebol Clube de Campina Grande. Foi em 1968, no dia 8 de fevereiro, conforme está anotado no livro “Treze Futebol Clube: 80 anos de história”, de Mário Vinicius Carneiro Medeiros.


O jogo também foi inédito. O Treze enfrentou amistosamente a seleção da Romênia, classificada para a Copa do Mundo que iria ser realizada no México em 1970. 

No livro “Treze Futebol Clube: 80 anos de história”, o autor conta que “ o anjo das pernas tortas, já completamente dominado pelo alcoolismo, ainda era a atração em cidades do Norte-Nordeste, que desejavam ver, ao vivo, quem era Garrincha (…).Em Campina Grande não foi diferente. O Estádio Presidente Vargas não cabia mais ninguém na noite do jogo. Contudo, nada de Garrincha chegar. Algumas pessoas ligadas ao Treze, então, foram ao hotel onde o mesmo se hospedara e depois de algum tempo levaram o jogador para o PV.
(…) Ali foi recebido como herói. Solícito, atendeu a todos e posou para fotografias (…). Quanto ao jogo em si, fez o que as condições físicas lhe permitiam: gingava de um lado para o outro e passava a bola. Já no finalzinho do primeiro tempo, foi até a linha de fundo e, como nos velhos tempos, driblou o lateral e cruzou a bola para a área. Foi substituído no segundo tempo, sob aplausos do público. No final, o selecionado romeno venceria o Treze por 2×1, tendo Leduar marcado para o Galo”.

Ficha técnica do jogo:
Treze 1×2 Romênia
Data: 08/02/1968
Competição: Amistoso
Local: Estádio Presidente Vargas – Campina Grande-PB
Treze: Elias; Janca, Antonino e Leduar; Mané e Nilton; Garrincha (Paluca), Lima, Chicletes, Pedrinho e Zé Luiz
Marcador: Leduar.

Outro grande ídolo do futebol brasileiro jogou também com a camisa do Galo. Foi Nilton Santos em 1969.

O detalhe do jogo de Garrincha: o meio-campista do Treze chamava-se Lima, natural de Itabaiana onde começou jogando futebol pelo Vila Nova. Trabalhei com Liminha, irmão de Lima. Curiosamente, Liminha tinha as pernas tortas como Garrincha e também jogava muita bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário