quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SEGUNDA EDIÇÃO DE BIU PACATUBA JÁ ESTÁ NO PRELO

Mulher vendedora de feijão verde, xilogravura de Josafá de Orós

O projeto Biu Pacatuba pretende registrar a memória de um dos maiores líderes dos trabalhadores rurais da Paraíba, o primeiro presidente das Ligas Camponesas, que lutou ao lado de João Pedro Teixeira, Elizabeth Teixeira, Pedro Fuba e tantos outros combatentes contra a violência e a opressão do latifúndio.


O folheto será publicado com o selo do Ministério da Cultura – Prêmio Patativa do Assaré, que ganhei no ano passado com “Biu Pacatuba – um herói do nosso tempo”.

O folheto destina-se à geração atual de trabalhadores camponeses da região da várzea do Paraíba e aos estudantes.

A distribuição será gratuita, concentrando-se nos alunos da rede pública de Sapé, Mari, Itabaiana e Pilar, além de sindicatos de trabalhadores rurais da região.

Pretende-se realizar ações de propaganda nas feiras da região, à moda dos vendedores de folhetos, cantando e declamando os versos na roda de espectadores com auxílio de pequeno equipamento de som. A ideia também contempla apresentação de duplas de violeiros para cantar o conteúdo do folheto.

A capa terá xilogravura de Josafá de Orós (foto), sociólogo, artista plástico, poeta, produtor cultural, assessor em projetos de desenvolvimento, diretor executivo da Fundação Universidade Camponesa, sócio dos Institutos Históricos do Cariri Paraibano e do município de Pocinhos, na Paraíba. Tem tudo a ver com a obra. Ele nasceu em Orós, Ceará, mas vive e trabalha em Campina Grande, Paraíba.

Um comentário:

  1. Oi Fábio: Parabéns por mais uma vitória literária. BIU PACATUBA merece outra edição. Ontem, na FCJA, houve uma homenagem póstuma a Neuma Fechine, uma estudiosa do nosso folclore, especialmente o Cordel. Ela andou por Portugal, Espanha e outros lugares aprendendo e ensinando essa literatura gostosa, em rima e cadência. Não lhe mandei um convite em respeito ao seu joelho que não sei como anda. Um bom fim de semana. Lourdinha

    ResponderExcluir