quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Saudades do meu Cacareco



O velho Cacareco vai ser reformado

O Cine Teatro Recreios Benjamim é uma histórica casa de espetáculos de Timbaúba, Pernambuco, lugar onde nasci às margens do rio Capibaribe Mirim. Chamado carinhosamente de Cacareco, o Cine Teatro Recreio Benjamim é tombado pelo Patrimônio Histórico de Pernambuco e será reformado, depois de sofrer por muitos anos um processo de deterioração. Ainda bem que foi desapropriado pelo Governo e vai escapar da destruição completa.

Foi no Cine Teatro Recreios Benjamim onde vi pela primeira vez uma peça teatral, levado pelo meu pai. Eu devia ter uns dez anos, não entendi nada, mas a experiência vivenciada naquela casa de espetáculos me encantou e me abriu as portas dessa linguagem artística. A peça chamava-se “As mãos de Eurídice”, monólogo com um ator muito famoso na época, Rodolfo Mayer, no papel de um homem que retorna à sua antiga casa, depois de perder o dinheiro e a amante na Argentina. O ator chegava perto da platéia, conversava diretamente com as pessoas, tornando-as confidentes do seu drama. Saí do teatro impressionado e nunca mais me recuperei do choque, ao me ver frente à frente com a mágica teatral. 

Longa vida ao Cine Teatro Recreios Benjamim onde assisti muitas fitas de Rock Lane e Tarzan, Zorro, Vigilante Rodoviário, Mazzaropi e Zé Trindade.

2 comentários:

  1. Excelente o rememorar de suas reminiscências sobre a arte teatral em Timbaúba, mas especificamente os momentos de beleza e encantamento que vivenciou no Cine Recreios Benjamim, nosso tão querido "CACARECO" de outrora: de grandes filmes e maravilhosas peças teatrais. INFELIZMENTE, o descato e a insensibilidade, não de os herdeiros de seu Hermes Pedrosa ou das auoridades municipal ou estadual que não têm força e competência para, através de atos ou ações governamentais, venham a salvar da total ruína o que ainda nos resta desse marco da cultura timbaunse, pernambucana e brasileira. SALVEMOS O CACARECO!!!

    Jeová Barboza de Lira Cavalcanti - Timbaúba - PERNAMBUCO

    ResponderExcluir
  2. Nos anos 60 a Loja Centenária Obreiros do Norte trouxe um peça do teatrologo Luiz Marinho Falcão, "Incelencia", exibida no nooso Cacareco, eu fiquei deslumbrado em assistir uma peça, e o mais interessante é que os maçons hospedaram os atores, na nossa casa uma das atrizes ficou hospedada na nossa casa, ela teve que passar longas horas tirando a curiosidade nossa respondendo diversas perguntas

    ResponderExcluir